Segundo explica nota do Zoomarine, o projeto, idealizado em 2019 em parceria com a Unidade Local de Saúde do Algarve (ULS – Algarve) e com a Associação dos Amigos de Pediatria materializou-se há dois anos, e tem como objetivo «valorizar as crianças que sofrem de doença e como tal, são sujeitas a tratamentos muitas vezes invasivos e dolorosos, reconhecendo e premiando-as pela sua enorme coragem».
Acompanhadas por profissionais de saúde dos Hospitais da ULS e pelos seus pais, 20 crianças que frequentam os tratamentos em hospital de dia, tiveram a oportunidade de assistir a alguns procedimentos médico-veterinários dos golfinhos, como por exemplo, a uma colheita de sangue para análises, tal como as crianças o fazem no hospital.
Com o apoio das equipas veterinária, de educadores e de técnicos de bem-estar animal do Zoomarine, as crianças testemunharam o trabalho de treino comportamental positivo, que permite que os golfinhos participem de forma voluntária e tranquila nos procedimentos clínicos e de bem-estar, «criando uma ligação positiva aos procedimentos, servindo como exemplo de identificação para estas crianças».
Na nota lê-se que, esta experiência contribui «para dissipar o medo, a reação à dor e a dificuldade em confiar nos profissionais de saúde durante os procedimentos, uma vez que observaram a tranquilidade com que estes animais realizam esses procedimentos».
O programa incluiu ainda atividades e uma sessão para pais, dinamizada pela Psicóloga da Pediatria do Hospital de Faro.
A iniciativa culminou com o "Dia da Celebração", com a disponibilização de uma visita livre ao Zoomarine, desta vez para toda a família dos participantes e para o pessoal técnico da ULS do Algarve envolvido no projeto.