Alcoutim

Francisco Amaral

 
Francisco Augusto Caimoto Amaral é conhecido do grande público enquanto autarca.

 
Natural de Alcoutim, nasceu a 21 de outubro de 1955, concluindo a Licenciatura em Medicina, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 1981.
 
Do seu vasto currículo são de destacar as funções que desempenhou enquanto Médico de Família do Centro de Saúde de Alcoutim entre 1982 e 1993, bem como as funções enquanto Deputado da Assembleia da República, Membro do Comité das Regiões da Europa e Presidente da Assembleia-geral da Associação ALCANCE.
 
Ainda em termos interventivos, Francisco Amaral esteve ligado ao Conselho de Administração da AMAL – Associação de Municípios do Algarve, Presidente da Assembleia Geral do Grupo Desportivo de Alcoutim, entre outras ações públicas.
 
Foi Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, desde Dezembro de 1993 e, a par da  função de autarca, é médico voluntário no Hospital de Faro, foi Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim e Membro do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
 
Dirigiu a Associação ODIANA (Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António) e foi membro da Junta Metropolitana do Algarve.
 
Em 2013, devido à lei da limitação de mandatos, Francisco Amaral candidata-se à Presidência da Autarquia de Castro Marim pelo PSD, nas eleições autárquicas de 29 de setembro desse ano, tendo ganho.
 
Nas eleições autárquicas de 2017 foi reeleito presidente da autarquia de Castro Marim, sem maioria absoluta, mas em fevereiro de 2019 renunciou ao mandato, levando o Município a eleições intercalares marcadas para 2 de junho de 2019, alegando não ter condições de governabilidade, devido à «constante obstacularização da oposição».
 
No ato eleitoral o candidato venceu com maioria absoluta, tendo 59,82% dos votos, contra 34.46% do PS.
 
(+) Alcoutim

Joana Ramos

Osvaldo Gonçalves

Luís Conceição