Família

Veja se está a dar estes maus exemplos aos seus filhos

 
Muitos pais preocupam-se tanto com a qualidade e a quantidade do que dão aos mais novos, que nem pensam na aprendizagem por observação que, é o que os filhos mais retiram diariamente.

Os filhos aprendem através do exemplo dos pais, mesmo que estejam pouco tempo com eles. Por esse facto, tudo o que os adultos fazem é observado e reproduzido. É verdade que eles também aprendem entre pares e nas mais variadas situações sociais em que participam, mas a base é retirada de casa.
 
Assim sendo, os especialistas listaram um conjunto de maus exemplos que os pais dão aos filhos, muitas vezes sem que se apercebam. Veja se se enquadra nestes comportamentos erráticos e tente, o mais possível evitá-los:
 
1.Não cumprimentar, não pedir e não agradecer
 
Muitos pais dizem aos filhos para cumprimentarem os outros, para agradecerem e pedirem algo com um delicado “por favor”, mas não fazem o mesmo.
 
Sabendo que o melhor modelo de educação se baseia no exemplo, quem quer ter filhos gentis, bem educados, que se respeitem e que sejam capazes de respeitar os demais, deve dar esse exemplo tanto nos momentos sociais como em casa, seja no seio do casal, seja na relação com os mais novos.
 
2.Procrastinar
 
Este é um dos piores exemplos que muitos pais dão aos filhos e que, em muitos casos, os persegue pela vida fora. É muito comum que alguns adultos arrastem os problemas e que estejam sempre à procura de desculpas para o fazerem. Se queremos que os nossos filhos “não arrastem os problemas com a barriga” e que estejam sempre a justificar-se pelo que não fazem em vez de investirem no que devem, devemos seguir o lema: “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” e fazer com que todos o cumpram nas mais variadas situações.
 
3.Oportunismo
 
O oportunismo é um desvio de conduta que pode levar a que os seus filhos tenham muitos problemas no futuro. Sabendo o quanto os pais são um exemplo para os filhos, não permita que eles assistam a situações em que você se aproveita da fragilidade ou da inocência de alguém para ganhar dinheiro ou algo do género. Ao não permitir que os mais novos vivenciem cenas em que o pai ou a mãe se aproveitam dos outros em seu benefício, não só os estará a proteger, como a preparar para um modelo de vida mais justo e honesto. Tendo como missão educar bem, muitos pais mudam também esta conduta errática.
 
4.Comportamento explosivo
 
Por razões genéticas ou pela aprendizagem social, muitas pessoas apresentam um comportamento explosivo e transmitem aos filhos essa forma de estar na vida e nas relações. Com essa influência negativa, é natural que uma criança, mesmo que nasça tranquila e com bom humor, se transforme em alguém irritável, ansioso e explosivo. Para que os pais consigam contornar esse comportamento, devem trabalhar a maturidade emocional e aprenderem a controlar-se nas mais variadas situações do quotidiano. Dessa forma, vão mostrar aos filhos a importância da gestão e da inteligência emocional, tão importantes para viver melhor e de forma mais estável e tranquila.
 
5.Desorganização
 
As crianças  desenvolvem-se melhor num lar limpo e organizado. É evidente que os pais não conseguem manter tudo arrumado ao longo de todo o dia, mas devem ensinar as crianças a guardarem os seus brinquedos ou outros objetos assim que terminam uma brincadeira ou uma tarefa. Anote que, ensinar os nossos filhos a serem limpos e arrumados, é ajudá-los a organizarem os seus pensamentos, a saberem manter um ambiente agradável e confortável, a saberem cuidar do que é seu e também a respeitarem o que é dos outros. Esta base também é muito importante para o cuidado com o espaço público e com a casa das outras pessoas, ao mesmo tempo em que aprendem a valorizar e a gostar muito mais daquilo que conquistam com o seu esforço.  Para tal, é importante que os pais também se habituem a arrumar aquilo que utilizam e a limpar a casa e os objetos com regularidade; de preferência quando terminam uma tarefa.
 
Já sabe, seja o melhor exemplo para os seus filhos e aproveite para ser diariamente uma melhor pessoa também!
 
Fátima Fernandes