Comportamentos

3 dicas para ultrapassar as mágoas

 
O ser humano vivencia ao longo da sua vida muitos desentendimentos com amigos, familiares e colegas de trabalho, o que pode no seu todo, dar lugar a mágoas de maior ou menor profundidade que precisam de ser tratadas de forma conveniente, sob pena de nos limitarem as ações, a evolução e o bem-estar.

Na realidade, é fácil sentirmo-nos magoados com alguém, mas é complexo o processo de recuperação face a um atrito pela dimensão que alcança. A mágoa resulta sempre de um problema emocional e, consequentemente profundo, daí ser necessário intervir de forma correta e atempada, pois existem situações que se prolongam muito no tempo com tudo de negativo que isso acarreta. O principal resultado é o ressentimento que se aloja na mente e no coração impedindo-nos de seguir em frente como gostaríamos.
 
É também de acrescentar que, sentir mágoa tem tanto de indesejável como de inconveniente e, em muitos casos, a pessoa em causa nem sabe do que se trata. Noutras situações, a pessoa que está magoada também não sabe muito bem explicar ou identificar o que sente, razão pela qual, a melhor opção é sempre procurar o apoio de um psicólogo ou psicoterapeuta para iniciar um processo de intervenção personalizado e que permita chegar a alguns resultados positivos.
 
Tendo em conta a necessidade de amenizar esses conflitos psicológicos e e emocionais, os especialistas na área da psicologia elaboraram três pontos que podem ajudar a ultrapassar uma mágoa, seja ela mais recente ou antiga, confira-os abaixo:
 
1- Procure entender a razão
 
Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto mais tempo a mesma permanecer na sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. Após essa reflexão, é importante identificar a raiz do ressentimento, procurando desenvolver uma conversa pacífica e decisiva para reparar os danos causados pelo desentendimento.
 
Os psicólogos sublinham que, é importante não ter medo de expressar o que se sente e ser capaz de manifestar ao outro a importância de resolver esse conflito da melhor forma. Para evitar mais deceções, a pessoa em causa deve certificar-se se o outro também está interessado nessa conversa, se mostra recetividade e se está disposto a chegar a um consenso também. Caso contrário, a pessoa terá de fazer o seu processo interior e descartar a possibilidade de entrar em diálogo com a outra parte. Em qualquer dos casos, a ajuda de um psicoterapeuta é valiosa para fazer este processo de análise e identificação do problema e encontro da melhor solução.
 
2- Exercite a compreensão
 
Com origem no latim, a palavra mágoa significa macula, que quer dizer “desgosto, pesar, tristeza, ressentimento”. Diante de sensações tão desagradáveis, faça a sua parte e promova a reconciliação, pois manter sentimentos negativos prejudica o progresso nas nossas vidas, já que é uma limitação. Os psicólogos alertam que, carregar mágoas é sofrer e limitar a nossa capacidade de viver momentos de felicidade e plenitude, razão pela qual, tanto quanto o possível, devemos fazer esse processo interior e compreender se é possível falar com a outra parte ou simplesmente resolver o problema dentro de nós. Seja qual for a opção, é importante que tomemos uma posição para nos libertarmos desse peso.
 
Compreender e aceitar que o outro também erra é uma etapa determinante para lidar com as mágoas. É também importante lembrar que, cada ser humano vê o mundo de uma maneira. Isso quer dizer que nem sempre a intenção da outra pessoa é magoar, pois uma atitude que é errada para si, pode ser considerada correta para o outro. É no respeito e na compreensão que se encontra o necessário equilíbrio para resolver os problemas e nos libertarmos das mágoas.
 
3- Trabalhe o perdão
 
Todos já ouvimos dizer que, “o passado deve ficar no seu tempo”, pelo que, esse é o entendimento necessário para reconhecer que o perdão é a chave para lidar com as mágoas, pois as mesmas estão sempre ligadas aos acontecimentos antigos que prolongamos na nossa mente. É um facto que isso não se resolve de um momento para o outro e que, em primeiro lugar tem de ser entendido e aceite dentro de nós, mas é o caminho para se mudar o rumo dos acontecimentos.
 
A mesma solução também se aplica aos relacionamentos amorosos em que, é fundamental que o casal fale abertamente sobre os seus problemas, sobre aquilo que os afetou para poderem ultrapassar a situação sem ressentimentos. Ao conversarmos aberta e sinceramente com o outro, é mais fácil diluir o problema e encontrar alternativas, daí a boa comunicação ser a chave para qualquer relação. O ideal é que o casal reserve um tempo para conversar, garantindo uma união baseada no diálogo.
 
Depois, é também de assumir que não é fácil aprender a lidar e a ultrapassar as mágoas porque isso implica muito autoconhecimento e disponibilidade de parte a parte, mas se conseguirmos fazer esse exercício diário, certamente que estamos a libertar-nos desse peso e a contribuir para melhorar as nossas relações com os outros. Alguém tem de dar o exemplo e encetar o primeiro passo quando é possível resolver um conflito.
 
É também de evidenciar que, em muitas situações, faz falta um moderador para ajudar a solucionar o problema, pelo que o apoio de um psicólogo pode ser imperioso seja para resolvermos internamente o conflito, seja para irmos ter com a outra pessoa para ultrapassarmos o desentendimento. Ao mesmo tempo, ao sentirmos que não estamos sozinhos no processo, isso também nos ajuda a aliviar a dor e a encontrar a melhor solução.
 
Registe ainda que, tanto quanto o possível, o ideal é que perante um problema se procure resolvê-lo pouco tempo depois, uma vez que, está provado que, é precisamente o arrastamento de uma situação que a faz crescer e ganhar expressão, por isso, deixe passar o tempo necessário para refletir acerca do assunto e passe para a conversa aberta com a outra pessoa. Certamente que, em conjunto, vão iniciar um novo modelo de convivência. Se, por outro lado, assumir que, a situação foi demasiado grave e que se pode repetir a qualquer momento, procure então esclarecer-se, assumir a sua posição e seguir em frente, pois como já vimos, nem todas as situações apresentam uma solução de parte a parte. Nesse caso, entenda o sucedido e siga a sua vida sem mágoas!
 
Fátima Fernandes