Sociedade

40º aniversário da DECO passa por Loulé

 
Foi inaugurada, no Mercado Municipal de Loulé, a Exposição alusiva aos 40 anos da DECO, que pretende retratar o papel que esta associação tem tido na sociedade portuguesa nestas quatro décadas.

 
Nesta ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, deixou junto dos responsáveis da DECO a necessidade da educação para o não consumo ou redução do mesmo. 
 
“Consumir bem é talvez consumir menos. O consumo, para além das necessidades humanas, traz problemas para a saúde e problemas ambientais. Como tal, esta é uma matéria que deve estar na agenda desta associação”, considerou o edil.
 
Vítor Aleixo sublinhou também o facto da existência da DECO coincidir precisamente com os anos da democracia portuguesa, durante os quais “os consumidores conseguiram organizar-se e fazer valer os seus direitos”. 
 
O autarca realçou igualmente a colaboração e parceria entre as duas entidades, que remonta a 2007, altura em que foi criado o Serviço Municipal de Defesa do Consumidor, e a “grande utilidade pública” desta associação perante a agressividade comercial e a necessidade dos consumidores estarem mais esclarecidas.    
 
Já o presidente da DECO Algarve, Fernando Messias, falou também do “contributo na sociedade portuguesa por parte da DECO”, adiantando que uma das próximas apostas da associação passa pela promoção nas escolas.
 
Neste momento são 16.500 os associados da DECO no Algarve, num universo de 420 mil no país.