Cultura

44 artistas de Lagos concorreram à 2ª edição do LocalARTE

Fotos - CM Lagos
Fotos - CM Lagos  
A inauguração da 2.ª edição do LocalARTE - Projeto de Arte Contemporânea de Artistas de Lagos teve lugar no passado sábado. Foram anunciados os vencedores da iniciativa: Adelaide Filipe, "A Fuga", Timo Dillner "A Defensora da Liberdade (Quo Vadis, Europa?)", e Rita Pereira (Romp) "A Parte de um Todo I" (Romp) com o 1.º, 2.º e 3.º lugar, respetivamente. A exposição das obras participantes estará patente até 25 de maio, no Centro Cultural de Lagos (salas de exposições 1, 2 e 3) com entrada gratuita.

1º lugar para o trabalho "A Fuga" de Adelaide Filipe
 
Criada a partir da intenção de promover o trabalho de artistas residentes ou naturais de Lagos, a nova edição da iniciativa aproveitou as celebrações do 25 de Abril de 1974 para dedicar o tema à "Liberdade". O desafio lançado resultou em obras de 44 artistas, que abrangem áreas como pintura, fotografia, escultura, cerâmica, instalação, desenho e vídeo.
 
Para Sara Coelho, vereadora da autarquia de Lagos, com o pelouro da Cultura, "esta 2.ª edição do LocalARTE é novamente uma prova de que Lagos tem muito talento nas suas gentes e uma criatividade única com potencial para marcar presença em qualquer museu ou galeria do mundo. Nestas obras magníficas está a verdadeira alma e coração do que é a "Liberdade" e do que é a autenticidade de um artista".
 
O júri foi composto pela vereadora Sara Coelho, também por Elsa Cavaco (Chefe de Divisão de Ação Cultural da CCDR Algarve – Cultura), Pedro Cabral (professor e diretor do curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve), Fátima Catarina (vice-presidente da Região de Turismo do Algarve), e Vanessa Barragão (artista).
 
 
O primeiro lugar recebeu um prémio monetário de 3 mil euros, o 2.º lugar, 2 mil, e o 3.º, mil euros. Destaque, ainda, para duas menções honrosas, que foram para Andreia Rollot Miguel com "Tiara" e para Peter Jones "O Dia em que Portugal ganhou a Liberdade".