Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
A que horas toma café?
Imprimir Partilhar por email
Certamente que a maioria das respostas incidem sobre o período da manhã.
 
Naturalmente parece que é ao acordar que o café “vai ajudar a despertar” e a fornecer mais energia e vitalidade cerebral, mas de acordo com a ciência, parece que a realidade tem outras nuances.
 
Se tem por hábito beber um cafezinho logo pela manhã, saiba que está a prejudicar o organismo e a inibir o efeito positivo do café.
 
De acordo com o canal do Youtube que se dedica à ciência ASAP Science e como noticia a revista Time, a manhã é um dos piores momentos do dia para se beber. E porquê? Por causa dos níveis altos de cortisol que estão no nosso corpo logo pela manhã.  
 
Consumir cafeína quando os níveis de cortisol estão altos cria dois problemas. O primeiro é que a cafeína interfere com a produção que o corpo faz de cortisol, uma hormona que é libertada como resposta ao stress e à baixa glucose no sangue. O corpo acaba por produzir menos cortisol e depender mais da cafeína para compensar.
 
Beber café de manhã vai aumentar a sua tolerância à cafeína porque substitui o impulso induzido pelo cortisol natural em vez de se adicionar a este.
 
Os níveis de cortisol estão altos em três momentos do dia, e não apenas de manhã, segundo conclui um estudo de 2009. A melhor altura para beber café, ou ingerir cafeína, é entre as 10h e as 12h e entre as 14h e as 17h00.
 
Quem bebe café logo ao acordar deverá considerar um ajustamento da hora do café para assim otimizar os seus efeitos.
 
Os especialistas afirmam que o café faz bem à saúde que, salvo quem tem restrições médicas, pode ingerir três chávenas de café por dia sem problemas, no entanto, estes novos dados vêm demonstrar que, efetivamente vale a pena ponderar os melhores horários para retirar o máximo possível de benefícios do “ouro negro”.
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Homem atacado por cão na Praia de Faro

Homem atacado por cão na Praia de Faro

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
II Liga:Farense perde com o Académico de Viseu

II Liga:Farense perde com o Académico de Viseu

ver mais
 
Concerto inédito em Querença

Concerto inédito em Querença

ver mais
 
Bloco de Esquerda pede Declaração de Estado de Emergência Climática no Município de Faro

Bloco de Esquerda pede Declaração de Estado de Emergência Climática no Município de Faro

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio