Desporto

Algarve acolhe 20ª edição da Taça de Portugal do desporto canino IGP

Foto|direitos reservados
Foto|direitos reservados  
O Algarve acolhe pela primeira vez entre 22 e 23 de fevereiro, a Taça de Portugal de IGP, uma modalidade de desporto canino que testa de forma exigente cães e os seus condutores em três disciplinas: pistagem, obediência e proteção.

 
Este género de «triatlo canino» tem como intuito testar a estabilidade mental, resistência, coragem, destreza física e mental, a capacidade de discriminação olfativa, vontade de trabalhar, bem como a capacidade e qualidade de treino do cão. A prova organizada pelo Clube Português de Canicultura conta com o apoio da Iron Dog Algarve e rege-se pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacional (FCI). Em cada uma das três disciplinas, o binómio (cão-condutor) inicia a competição com 100 pontos (300 no total) que vão sendo progressivamente "descontados" consoante os erros ou falhas cometidos ao longo da prova. Para que o binómio se qualifique, deverá conseguir um mínimo de 70 pontos em cada uma das disciplinas.
 
A competição inicia-se no sábado dia 22 de fevereiro, pelas 08h15, com a disciplina de pistagem nos terrenos da Quinta do Mel, concelho de Albufeira, e prosseguem pela tarde com os treinos de adaptação no campo número 2 do Estádio Algarve, entre 14h00 e as 17h30. Pelas 20h00 realiza-se o jantar anual de convívio entre os participantes. No domingo, a competição recomeça no campo número 2 do Estádio Algarve, pelas 08h30, com a disciplina de obediência e prossegue à tarde com a disciplina de defesa. A cerimónia de entrega dos prémios está prevista para as 17h00.
 
A Taça de Portugal de IGP serve sobretudo para apurar o Campeão Nacional de 2020, o vencedor da Taça e atribuir os prémios de Melhor Pista, Melhor Obediência e Melhor Defesa em competição, o título de Rookie do Ano, o Prémio de Raça, servindo ainda de prova seletiva para apurar os melhores binómios que irão representar Portugal no Campeonato do Mundo de IGP da FCI, que este ano se realiza em Apeldoorn, na Holanda.
 
O evento contará ainda com testes de sociabilidade (TS) e BH (Begleithund). O teste de sociabilidade (TS) consiste numa prova composta por um conjunto de exercícios que pretendem aferir o bom temperamento e carácter de um cão, bem como a sua capacidade para viver em sociedade. Já o teste de BH (Begleithund) consiste num exame reconhecido internacionalmente onde se privilegia, acima de tudo, o controle do condutor sobre o seu cão, através da execução de um conjunto de exercícios de obediência bem como a sua sociabilização através de interações com pessoas e outros cães.
 
As provas serão avaliadas por dois juízes portugueses, Júlio Silva e Cláudia Miranda. 
 
O evento tem entrada livre. Para mais informações, os interessados podem contactar o 966092964, visitar as páginas www.facebook.com/irondogalgarve ou https://iporciportugal.wordpress.com/.