Economia

Algfuturo preocupada com "profundos" desequilíbrios no poder de compra dos algarvios

 
Para a Associação empresarial são dados que confirmam os estudos que tem apresentado.

 
O índice de poder de compra per capita no Algarve em 2015 era inferior à média nacional e 75% dos Concelhos (12) tinham um índice inferior à média da região, revela uma publicação recente do Instituto Nacional de Estatística, que a Associação Algfuturo deu a conhecer. 
 
Na análise feita por município com base em 16 variáveis, apenas Faro, Albufeira, Portimão e Loulé registavam valores acima dos 95,17 da média do Algarve. 
 
Na parte inferior da tabela estavam Vila do Bispo, Monchique, Aljezur, Alcoutim, e Castro Marim e mais sete Concelhos conforme assinalado no quadro abaixo.
 
Para a Associação empresarial são dados que confirmam os estudos que tem apresentado e são um "sinal vermelho", convocando à reflexão para os profundos desequilíbrios regionais e urgência de medidas de fundo para um desenvolvimento mais equilibrado, sustentável e de maior justiça social.
 
Ainda segundo a mesma publicação, medindo o Fator de Dinamismo Relativo para apurar o efeito do poder de compra manifestado irregularmente e respetivos desvios padrão, sobressaem os fortes impactos do turismo em Albufeira, Vila do Bispo e Lagos. São também relevantes em Loulé e Lagoa, mas ficam esbatidos face aos efeitos dos elevados poderes de compra manifestados regularmente ao longo de todo o ano, acrescenta a Algfuturo.