Sociedade

Aluna de Albufeira selecionada para discursar na Comissão Europeia

 
 
No passado dia 8 de abril, Albufeira acolheu a iniciativa “Idea Lab”, que contou com a participação de 18 jovens da região algarvia, a maioria pertencente à Associação de Estudantes da Escola Secundária de Albufeira.

 
Esta ação, a decorrer em vários pontos do país, pretende ser um laboratório de discussão de ideias alusivas às políticas de juventude, com vista à elaboração de um documento a entregar à Comissão Europeia, aquando da celebração da Semana Europeia da Juventude. 
 
Refira-se que Portugal conjuntamente com mais 32 países europeus celebram, entre 27 de abril e 10 de maio, a Semana Europeia da Juventude com centenas de eventos e atividades em simultâneo. 
 
A edição de 2015 tem como tema “Participação, Inclusão e Emprego”. No âmbito destas celebrações, diversos dirigentes associativos juvenis reuniram-se no edifício dos Paços do Concelho de Albufeira para debater as “Grandes ideias empreendedoras para melhorar a vida dos jovens”. 
 
Os participantes criaram uma proposta final, que será apresentada à Comissão Europeia e aos seus decisores políticos, entre Comissários e Agências Europeias, para ser colocada em prática. Catarina Vidal, vice-presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Albufeira, foi a aluna escolhida para apresentar e defender a proposta em Bruxelas, em conjunto com outros participantes de "Laboratórios de Ideias" que decorrem neste momento um pouco por toda a Europa. 
 
As propostas serão apresentadas a altos responsáveis políticos Europeus num debate em Bruxelas, no dia 6 de maio. “Este tipo de ações são muito importantes para os jovens, já que estimulam a reflexão acerca de temas atuais e pertinentes relacionados com o seu futuro”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, um dos parceiros da iniciativa, promovida pela Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus + Juventude em Ação, com o apoio da Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). 
 
Carlos Silva e Sousa enfatizou "o orgulho do município por acolher este grupo de jovens empreendedores e pela escolha da porta-voz ter recaído sob uma aluna do concelho”.