Sociedade

Arandis Editora anunciou retoma da atividade editorial

 
A editora anunciou no «Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas» a retoma da sua atividade editorial, esperando aumentar a atividade na fase em que o país obtenha a imunidade de grupo.

Além de uma nova página digital, uma livraria online mais dinâmica, novas obras publicadas, uma nova linha editorial denominada «Biblioteca Algarviana», as grandes novidades passam também, pela retoma do Prémio de Poesia Manuel Neto dos Santos, que passa a ser ibérico e a criação do «Prémio Victor Borges», para obras de ensaio de cariz histórico e monográfico.
 
Em comunicado, a editora algarvia explica que viu-se forçada a reduzir o volume de publicações e a adiar a apresentação pública de várias obras, contudo, realça a edição de "obras notáveis", como: «Cartas com destino ao céu», de Vlada Serra; «Recordando o Aleixo» e «Memórias de São Tomé», ambas de José Conceição Casinha Nova; «O Ser Invisível», de Beatriz Rosário e João Sena; o segundo volume da obra poética de Emiliano da Costa, «Phlogistos», reunida e comentada por Luís Barriga; o terceiro volume de «Memórias & Documentos», de António Horta Correia; ou o romance «Covid 19 – Jogos de Poder», de Nuno Campos Inácio. 
 
Neste período de confinamento foram ainda estabelecidas parcerias com a Edições Colibri, para a publicação da «Antologia de Contos do Algarve», com o Rotary Club de Faro, para a publicação do Prémio Tito Olívio e com o Lions Clube de Portimão, para a publicação do seu prémio literário. Obras que viram as suas apresentações canceladas durante o confinamento, como «Ferreiras Estudo Histórico», de Idalina Nunes Nobre, ou «Convento de Nossa Senhora da Esperança – Passado, Presente e Futuro», de Rita Ceríaco, Miguel Côrte-Real e Nuno Campos Inácio, irão finalmente ser divulgadas.
 
A primeira apresentação pública de um novo título ocorrerá no próximo dia 21 de Junho, pelas 18:00 horas, na Biblioteca Municipal de Lagoa. Trata-se da obra de Maria Helena do Carmo, «Macau no tempo áureo do comércio».
 
No dia 4 de Julho será a vez de o Auditório do Museu Municipal de Portimão acolher a apresentação pública do Prémio Literário Lions Clube de Portimão 2020, uma antologia com os quatro contos distinguidos neste prémio.
 
Outras apresentações serão anunciadas gradualmente, mas é intenção da Arandis Editora, adiar a maioria dos eventos para os meses de Setembro e Outubro, altura prevista para que o país obtenha a imunidade de grupo, permitindo a realização de cerimónias com o mínimo de restrições.
 
A editora aproveitou este período de menor atividade para reformular a sua página, em www.arandiseditora.pt, com o objetivo de "prestigiar todos os intervenientes (editores, autores e leitores) e seguidores da atividade literária algarvia".
 
Com a coleção «Biblioteca Algarviana», um dos projetos em que pretende investir fortemente, a Arandis Editora, adianta no mesmo comunicado, que pretende reeditar os grandes clássicos do Algarve, "hoje completamente esquecidos ou ignorados". A colecção inicia-se simbolicamente com o título «O Algarve», de Júlio Lourenço Pinto, um périplo pelo Algarve de 1894.
 
O Prémio de Poesia Manuel Neto dos Santos, que teve quatro edições, regressa neste biénio com o título «Prémio Ibérico de Poesia Manuel Neto dos Santos», aberto a poetas de língua portuguesa e castelhana.
 
Outra novidade será a criação de um prémio literário de homenagem ao arquiteto e investigador Victor Borges. O «Prémio de Ensaio Histórico e Monográfico Victor Borges» pretende distinguir e editar obras de cariz histórico ou monográfico sobre o Algarve, incentivando deste modo a investigação e produção de obras com esta temática.