Sociedade

Arquivo Municipal de Loulé revela modos de agir dos Juízes dos Órfãos nos Séc. XV e XVI

 
No próximo sábado, 10 de dezembro, pelas 15h00, vai ser lançado no Arquivo Municipal de Loulé o “Caderno do Arquivo 11 – Fundo dos Órfãos de Loulé – Séculos XV e XVI”, de Maria de Fátima Machado.

 
Neste trabalho são trazidos a público dez documentos dos séculos XV e XVI do Arquivo Municipal de Loulé, que revelam procedimentos e modos de agir dos Juízes dos Órfãos em prol dos menores que tutelavam, revela a autarquia Louletana.
 
Mais do que os órfãos, muitas vezes anónimos, são os seus bens que estão em evidência na documentação. Nela podemos acompanhar a inventariação feita após a morte dos pais, a realização das partilhas, os litígios associados ao processo de transmissão patrimonial, as almoedas (leilões), as contas prestadas pelos tutores e os depósitos de dinheiro na arca dos órfãos.
 
Outros olhares e outras leituras permitem assim novas e diferentes perspetivas sobre este período, mas também sobre esta terra e as suas gentes.
 
Doutora em História e mestre em História Medieval, Maria de Fátima Machado é investigadora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória) e professora de História no Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira e na Escola Superior de Educação / Instituto Politécnico do Porto. Os trabalhos que tem desenvolvido e publicado privilegiam a história económica e social, nomeadamente a assistência, e incidem especialmente sobre os séculos XV e XVI.
 
A entrada é livre.
 
Algarve Primeiro