Sociedade

Riquezas do “Mar e Montanha” patentes no Museu Municipal de Faro

 
Com inauguração marcada para as 16h30 do próximo dia 31 de Julho, o Museu Municipal de Faro prepara-se para acolher, até 19 de Setembro, uma mostra de pintura da autoria dos portugueses Pedro Cabral Santo e Teresa Palma Rodrigues, no âmbito do projeto Mar e Montanha.

 
O mote incidiu sobre a flor de amendoeira e a alfarroba, produtos estrela na gastronomia tradicional do concelho de Faro e da região do Algarve, que a iniciativa procura destacar. 
 
Teresa Palma Rodrigues expõe um conjunto de seis pinturas que constituem as páginas soltas de um livro. Nelas são utilizados pigmentos e materiais provenientes da alimentação (café, beterraba, espinafre, couve roxa, vinho, açafrão, cereja e morango, sobre folha de obreira – matéria de que é feita a hóstia). 
 
"Receita para a Nostalgia ou O Desejo de se Sentir em Casa em Qualquer Lugar" alude à famosa Lenda das Amendoeiras em Flor – uma conhecida narrativa de tradição popular.
 
Ao trabalho desta artista, junta-se no Museu Municipal de Faro o de Pedro Cabral Santo, que incide sobre a alfarroba. Até ao final do mês de agosto, a iniciativa conta ainda com a exposição temporária das criações da chilena Mónica Bengoa e do português Pedro Vaz em diferentes restaurantes algarvios.
 
O evento contempla um jantar temático no restaurante Faz Gostos, a partir dos menus elaborados pelos chefs desta parceria, Pedro Mendes e José Botequilha, data em que será lançado o livro “Mar e Montanha”, documento que testemunha todo o processo de colaboração entre artistas e chefs em residência, tendo como mote os produtos estrela do Algarve.