Sociedade

Assinado acordo para criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve

 
O Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho de Olhão foi hoje palco para a assinatura de um acordo de cooperação entre a Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Universidade do Algarve e a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

 
Tratou-se de uma união de esforços que visa a criação da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve.
 
Segundo avança nota do Município de Olhão, estiveram presentes nesta sessão, os bibliotecários do Algarve que viram os respetivos presidentes de Câmara, assim como o diretor geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, e o Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, assinarem o acordo que permite a cooperação entre as diferentes entidades nos domínios técnicos e culturais com o objetivo de desenvolver serviços em rede, numa lógica de partilha e otimização de recursos. Esta ‘união’ permite, igualmente, “a oferta de serviços comuns para a comunidade intermunicipal e a prestação de um serviço público de qualidade”.
 
O presidente da Câmara de Olhão, que agradeceu a presença dos bibliotecários de todo o Algarve na cidade cubista, deixou uma nova meta a estes técnicos: “Trabalhem para mostrar para que servem as bibliotecas! Já não temos muita falta de espaços físicos, nem de novas tecnologias. Para que vão servir as bibliotecas do futuro? É preciso dar-lhes vida, mostrar aos cidadãos a sua relevância. Já não basta só possibilitar a leitura, é preciso fomentar o espírito crítico sobre aquilo que lemos”, desafiou o autarca de Olhão.
 
O diretor geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, destacou a importância deste acordo para a partilha de recursos e de experiências, o que já vinha a ser feito, mas de forma informal até agora. Realçou também que, desta forma, será possível que todos os concelhos tenham as suas bibliotecas públicas em funcionamento. Para o reitor da UAlg, Paulo Águas, “é de grande importância o relacionamento da Universidade com todas as bibliotecas do Algarve”. O académico mostrou também a disponibilidade da UAlg para que todos os cidadãos interessados possam consultar a sua biblioteca e usufruir do seu espólio.
 
O presidente da AMAL, Jorge Botelho, revelou que este acordo foi votado por unanimidade pelos autarcas do Algarve, o que mostra o compromisso de todos “para que na região haja uma rede de bibliotecas que funcione efetivamente. Estamos disponíveis para isso”, garantiu em Olhão o líder da Comunidade Intermunicipal do Algarve.