Sociedade

"Aula José Saramago” promoveu encontro transfronteiriço em Faro

 
Na manhã do passado sábado, dia 28 de março, a “Aula José Saramago” organizou o I Encontro de Leitores de José Saramago na biblioteca municipal de Faro “António Ramos Rosa”.

 
“A Jangada de Pedra” foi o livro escolhido e o ponto de partida para abordar o Iberismo no pensamento do autor, onde leitores do Algarve, do Alentejo, de Andaluzia e da Estremadura partilharam o interesse pela obra do Nobel português.
 
Finalizado o encontro os participantes desfrutaram de um passeio pela Vila-a-Dentro que incluiu uma visita ao Museu Municipal.
 
Em 2014 a Biblioteca Municipal de Faro integrou a 3ª edição da “Aula José Saramago”, um projeto de cooperação transfronteiriço, em parceria com Biblioteca Municipal de Vila Real de Santo António Vicente Campinas (Portugal) e a Biblioteca Provincial de Huelva (Espanha). 
 
Subvencionado, nesta edição, pela Consejería de Presidencia de la Junta de Andalucía, foram realizadas cinco sessões gratuitas sobre a obra do prémio Nobel português, que abarcaram toda a sua trajetória criativa em diferentes géneros, de maneira a que se tenha uma visão ampla da evolução do seu pensamento.
 
A “Aula José Saramago” foi ministrada, em língua espanhola, por Diego J. González Martín, licenciado em Ciências da Educação e membro fundador da Associação Cultural CRECIDA de Ayamonte e realizou-se, de forma paralela, mas independente nas três bibliotecas vizinhas.