112

Autarca de Albufeira quer mais efetivos da GNR no concelho e um novo quartel em Olhos de Água

Foto|D.R (Rui Gregório)
Foto|D.R (Rui Gregório)  
A Câmara de Albufeira informa que, José Carlos Rolo, reuniu-se com a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, em Lisboa, no passado mês de julho.

O autarca falou do novo quartel da Guarda Nacional Republicana de Olhos de Água que por razões burocráticas e administrativas não tem avançado. O presidente da Câmara Municipal explica que “os projetos para o referido quartel carecem ainda de aceitação de várias instâncias da Guarda Nacional Republicana, pelo que a secretária de Estado da Administração Interna ficou de contribuir para a aceleração dos mesmos, no sentido de se poder assinar o quanto antes um protocolo entre a secretaria de Estado e a Câmara Municipal de Albufeira”, refere o edil.
 
José Carlos Rolo apresentou ainda, um conjunto de preocupações relativas à segurança de pessoas e bens, e nos aspetos relacionados com o furto de produtos agrícolas, como é o caso recente das alfarrobas. O autarca solicitou um reforço dos efetivos dos postos de Albufeira e de Paderne. “A senhora secretária de Estado está a par da situação e disse mesmo que recorrer a estagiários, como é atualmente o caso, não é, seguramente, a melhor solução. Solicitei por isso que nomeadamente na época balnear haja um reforço de intervenção mais numeroso e mais presente”, diz José Carlos Rolo.
 
A questão da videovigilância em Albufeira e agilização do processo de queixas apresentadas por cidadãos lesados, foram também referidos pelo autarca.
 
José Carlos Rolo nota que o número de agentes efetivos quer no quartel de Albufeira, quer no de Paderne, tem vindo a diminuir ao longo dos anos, “em contraciclo com o número quer de residentes quer de visitantes. Albufeira com 44 mil residentes pelos censos 2021, atinge no pico do verão um número muito próximo dos 500 mil, significando que não deveremos ter em conta os valores ditados pelos censos”, defende o presidente da Câmara Municipal.