Sociedade

Autarquia de Lagoa é a primeira do país a receber certificação de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal

 
A Câmara Municipal de Lagoa é a primeira do país a receber a certificação da Norma Portuguesa 4552:2016 com a implementação do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

 
O Muncípio recebeu ontem numa reunião realizada no Palácio Foz, em Lisboa, na presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o diploma de conclusão do processo de certificação.
 
A autarquia explica em nota enviada à comunicação social, que aderiu formalmente a 6 de fevereiro deste ano ao Pacto para a Conciliação no âmbito do Programa 3 em Linha promovido pelo Governo, com o objetivo de transversalizar a conciliação na sociedade portuguesa, favorecendo a diminuição do absentismo, o aumento da produtividade e a retenção de talento, contribuindo, também, para a sustentabilidade demográfica ao permitir às pessoas mais condições de apoio à guarda e acompanhamento da família.
 
Lagoa apresenta assim um trabalho contínuo desde 2013 ao nível da Igualdade e Cidadania, com instrumentos de planeamento e diagnóstico que promovam a reflexão e a introdução de medidas facilitadoras de práticas de conciliação.
 
Com a implementação deste sistema, a Câmara Municipal acredita que irá contribuir, através de procedimentos sistemáticos e de monotorização contínua das suas atividades, para a redução do absentismo, aumento da satisfação dos colaboradores, incrementando a motivação, tornando a autarquia num local atrativo para trabalhar.
 
Neste âmbito, a Câmara Municipal de Lagoa pretende ainda facilitar mais tempo aos trabalhadores e trabalhadoras para acompanhar a família em datas importantes, com acesso a serviços para a ocupação de tempos livres dos filhos em tempos de férias escolares, ou descontos na utilização de equipamentos desportivos e culturais.
 
Outro objetivo passa por melhorar as condições de trabalho que favoreçam o cumprimento dos horários de trabalho, permitindo mais flexibilidade e várias modalidades de horários de trabalho de acordo com as necessidades do foro pessoal e familiar dos colaboradores.