Sociedade

BTL:Albufeira anunciou o 17º Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas

José Carlos Rolo e  José Manuel Alves ao centro
José Carlos Rolo e José Manuel Alves ao centro  
A Câmara Municipal de Albufeira apresentou esta quinta-feira na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, o programa de eventos, seguida de uma degustação de iguarias regionais que integraram a mesa venhcedora das "7 Maravilhas à Mesa".

 
Um dos momentos mais assinaláveis desta ocasião, passou pela apresentação do 17º Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas a decorrer entre 8 e 10 de novembro em Albufeira, numa organização da Confraria dos Gastrónomos do Algarve com o apoio da RTA e Câmara de Albufeira.
 
"Sabores do Mar Português e Vinhos da Europa", dão o mote para mais este grande evento, que acontece na cidade de Albufeira.
 
José Carlos Rolo apresentou assim o evento que Albufeira vai receber em novembro dizendo que se trata «de uma oportunidade não só para Albufeira como para toda a região do Algarve».
 
O autarca evidenciou toda a dinâmica em torno da organização que «passa pela criação de momentos culturais, visitas orientadas para quem nos visita e, naturalmente que todos os concelhos do Algarve estarão envolvidos, apesar da realização em Albufeira».
 
José Carlos Rolo reforçou a importância de «se mostrar o melhor que temos em termos de gastronomia, doces e vinhos, bem como a nossa qualidade no acolhimento. À semelhança da edição de 2011, queremos mostrar o nosso melhor e colocar à consideração dos muitos envolvidos nesta iniciativa, bem como para os seus convidados. Trata-se de um grande evento à escala europeia em que todos estamos envolvidos com o mesmo propósito, fazer chegar mais longe o nome do Algarve».
 
Para o autarca, «o essencial deste tipo de ações é que as pessoas voltem à nossa região noutras ocasiões».
 
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira acrescentou que, «as várias Confrarias que nos visitam por ocasião deste Congresso, acabam por vivenciar momentos únicos de partilha, seja através das refeições e das iniciativas inerentes ao evento, seja nas várias ações que são organizadas em simultâneo. No seu todo, ganha Albufeira que apresenta o seu colorido e diversidade, ganha a organização e ganha o país e a região, porque naturalmente que fica sempre inerente o convite para um regresso ao local onde se viveram grandes e diversificados momentos».
 
Nas mesmas declarações, o autarca recordou o Almoço da Partilha que inicia o Congresso, «sendo um momento muito interessante e bem vivido por todos. Cada Confraria traz os seus produtos e, como o próprio nome indica, há a partilha entre Confrarias num momento de salutar convívio e de aproximação entre todos os participantes».
 
O autarca e Confrade realçou a gastronomia como um dos principais vetores do Turismo, «temos de recuperar aquilo que temos de bom para nos motivarmos para o futuro».
 
Aproveitando a sua intervenção para realçar o sucesso que se gerou em torno do Concurso 7 Maravilhas à Mesa, em que Albufeira apresentou a Cataplana que saiu vencedora do evento, o autarca convidou ainda os presentes na BTL para degustarem esta que já é uma «marca da cidade de Albufeira», deixando também o convite a que todas as Confrarias interessadas se inscrevam atempadamente no evento.
 
O Algarve Primeiro falou com o Grão Mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, José Manuel Alves que evidenciou «a importância de organizar este tipo de eventos na época baixa como forma de dinamizar o turismo no Algarve e, ao mesmo tempo, praticar preços mais apelativos».
 
O mesmo responsável pela organização do evento, referiu que, «estamos a contar com cerca de 700 pessoas de 8 países. Essas pessoas trazem também muitos convidados, a maioria não conhece o Algarve e passam a ser ‘clientes’ da nossa região, o que reforça a relevância deste tipo de iniciativa para a região».
 
O Grão Mestre recordou que, «desde 2005 que andamos a promover a gastronomia e a doçaria regional e, os resultados têm sido surpreendentes. No início, as pessoas conheciam pouco além dos bolinhos regionais, hoje identificam uma variedade enorme em torno da marca Algarve».
 
Em curso está a decorrer «a recuperação de receitas, tanto de doces, como de carnes e peixes. Estamos agora a acabar um caderno de Sopas, Caldos e Carnes e, penso que é um trabalho muito válido para a nossa região».
 
José Manuel Alves esclareceu que o congresso se vai realizar em Albufeira, «sobretudo porque é a cidade que tem mais capacidade em termos de empreendimentos turísticos. Precisamos de salas amplas para poderem comportar um maior número de pessoas, como é o caso de um jantar de Gala e, só conseguimos encontrar nessa cidade salas com essa dimensão e capazes de acolher todos os nossos convidados num mesmo local».
 
Desde o 1º Capítulo da Confraria que, Albufeira «é nossa Confrade, pelo que, é visível o trabalho que temos feito, recordo-me por exemplo do grande sucesso que tivemos em 2011, em que as pessoas estavam muitíssimo satisfeitas. Queremos repetir esse feito agora em 2919. Temos um grande apoio da autarquia de Albufeira, que é essencial para a organização deste tipo de eventos».
 
José Manuel Alves sublinhou o enorme apoio logístico que a Câmara de Albufeira tem prestado a este tipo de eventos, «Albufeira consegue reunir condições que poucos concelhos têm».
 
Com o convite para apreciar «também os nossos vinhos, o Grão Mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve sublinhou que, «as pessoas não conhecem os vinhos do Algarve e toda a riqueza que temos para colocar à mesa, pelo que, este Congresso será mais uma oportunidade para nos familiarizarmos com o melhor que temos para mostrarmos a quem nos visita».