112

Câmara de Castro Marim lança concurso para a construção da unidade local de formação de bombeiros do Azinhal

 
A Câmara de Castro Marim vai avançar este ano, com a construção de uma unidade local de formação na aldeia do Azinhal, com capacidade para formar agentes de proteção civil e bombeiros da região e fora dela, nas mais variadas matérias.

Será também um quartel de pré-posicionamento de meios para eventuais catástrofes e pode vir a ser uma unidade de alojamento para apoio a unidades de intervenção no território Algarve-Andaluzia. Trata-se de um investimento de 1.187.000 euros, cofinanciado pelo Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais (CILIFO).
 
No anúncio publicado hoje em Diário da República, lê-se que a obra com um prazo de execução de 12 meses, prevê a construção de um edifício para formação, alojamento, gabinetes, refeitório, áreas técnicas e arrecadações, com uma área de 875 m2 de superfície e dois pisos. 
 
Ao Algarve Primeiro, Francisco Amaral falou de um investimento importante, «se tivermos em linha de conta que Castro Marim, é talvez o único concelho do país que não tem um quartel de bombeiros, explica a importância de se criar uma infraestrutura deste tipo, e particularmente, no centro do concelho, lembro que Azinhal está próximo de Castro Marim, numa localização mais central para responder a situações que possam ocorrer no Município, mas também no Baixo Guadiana». O autarca explicou que se trata de uma estrutura similar a um quartel de bombeiros e que terá em permanência 6 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Stº António.