Desporto

Canoagem:Clube algarvio apura dois atletas para as selecções nacionais de velocidade

 
Diogo Lopes venceu este domingo, a final A da Taça de Portugal de velocidade e Selectiva para as equipas nacionais, em K1 200 metros.

 
O atleta do Kayak Clube Castores do Arade, (Lagoa), de 19 anos, venceu em Absoluto, terminando a prova em 36,408 segundos, à frente de João Ribeiro (SL Benfica) e de Hugo Rocha (CN Marecos) que terminaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.
 
O Kayak Clube Castores do Arade conseguiu apurar dois atletas para as selecções nacionais de velocidade de canoagem. 
 
Para além de Diogo Lopes, Maria Cabrita também se qualificou após os resultados alcançados este fim-de semana. 
 
Maria Cabrita qualificou-se para as duas finais A femininas, de K1 200 e 500 metros, e terminou em 6º e 7º lugar Absoluto, respectivamente mas em 2º lugar no escalão Sub-23, atrás de Francisca Laia, sua colega no K2 que conquistou a medalha de bronze nos 500 metros Sub-23, no último Campeonato da Europa.
 
Os grandes objectivos desta época, do Kayak Clube Castores do Arade, são o Campeonato do Mundo de JUN/Sub-23 que se realiza em Montemor-o-Velho, Portugal de 24 a 26 de Julho e o Campeonato do Mundo de Absolutos, de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, de 19 a 23 de Agosto.
 
Diogo Fazenda, Beatriz Reis, Tomás Santos e Ana Bebiano também garantiram a presença nas finais A. 
 
Beatriz Reis qualificou-se para as duas finais A de K1 no escalão Juniores Femininos. Nos 500 metros voltou a ressentir-se do problema de saúde que a afligiu há duas semanas nos Nacionais de Fundo e teve de ser socorrida com problemas respiratórios. Mais tarde, após recuperar o suficiente para alinhar na final A de 200 metros, terminou na 4ª posição, mantendo as aspirações de vir a estar presente nos Mundiais de Juniores de Julho.
 
Diogo Fazenda garantiu a presença na final A em K1 200 metros Absolutos, terminando em 6º lugar e Ana Bebiano garantiu acesso à final A de K1 200 Absolutos Femininos terminando na 9ª posição e venceu a final B de K1 500 metros.
 
A revelação do dia foi Tomás Santos, jovem de 15 anos, no seu primeiro ano da categoria de Cadete que conseguiu o apuramento para a final de K1 200 metros terminando na 5ª posição.
 
No total o KCCA garantiu 10 finais, sendo 8 finais A e duas finais B, terminando em 6º lugar na classificação por clubes entre os 45 presentes, nesta prova organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com a Autarquia de Montemor-o-Velho, no Centro de Alto Rendimento e que contou com a presença de 800 atletas que realizaram mais de 190 regatas.