Sociedade

Centro de Investigação da UAlg lança primeira plataforma portuguesa sobre comunicação de ciência na área da saúde

 
O Centro de Investigação em Biomedicina, da Universidade do Algarve, lançou online uma plataforma internacional de comunicação de ciência na área da saúde e da biomedicina.

 
Segundo explica a Ualg, a plataforma tem como objetivo aproximar o público da ciência e do conhecimento científico, oferecendo-lhe, diariamente, "interessantes notícias e conteúdos relacionados com as áreas de atuação do Centro.
 
Para além de funcionar como montra do trabalho desenvolvido, em termos de investigação, a plataforma pretende ainda mostrar o que está a ser feito em torno da área da saúde, no país e no mundo. 
 
Com o propósito de tornar a ciência acessível e disponível para todos, o Centro de Investigação em Biomedicina, da Universidade do Algarveo, compromete-se, a traduzir o jargão científico e a investigação que é feita dentro da Academia "para uma linguagem simples, clara e percetível", à qual o utilizador poderá ter acesso, em canal aberto, através da web.
 
Pretendendo consolidar-se como referência no campo da comunicação de ciência, a plataforma disponibiliza ainda um conjunto de recursos que visam ajudar os investigadores a comunicar a sua investigação, garantindo o alargamento e a difusão dos conteúdos por eles criados.
 
A plataforma encontr-se aberta à participação de todos que queiram contribuir através do envio de materiais (notícias, artigos científicos ou investigações em curso), bastando para isso, utilizar o email: cbmrcommunication@ualg.pt.
 
Como texto de abertura, o website conta com a participação especial de Marta Entradas, uma das maiores comunicadoras de ciência portuguesas, vencedora do European Young Researchers Award. Neste texto a investigadora oferece aos cientistas, em primeira mão, um artigo sobre a importância da comunicar ciência no século XXI.