Sociedade

Centro Qualifica do Barlavento abre inscrições para novos processos RVCC

 
O Centro Qualifica do Centro de Formação Profissional do Barlavento do IEFP, IP tem abertas inscrições para realizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares e Profissionais (RVCC) em Lagos, Portimão e Silves.

Segundo avança o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, o processo de RVCC tem como objetivos aumentar o nível de qualificação e melhorar a empregabilidade dos ativos, além de reduzir significativamente as taxas de analfabetismo. Destina-se a adultos que pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação, ou que procurem melhorar a sua situação face ao emprego.
 
Os processos de certificação incidem nas vertentes RVCC Escolar e RVCC Profissional. Ao nível escolar permite a conclusão do 6ºano, 9ºano ou 12ºano e ao nível profissional é possível aceder às seguintes profissões: Agente em Geriatria; Cozinheiro; Cabeleireiro; Técnico de Ação Educativa; Animador/a Sociocultural; Técnico Comercial; Técnico/a de Jardinagem; Técnico/a Auxiliar de Saúde; Técnico/a de Informática; Técnico/a de Juventude; Técnico Administrativo; Técnico de Contabilidade; entre outras, que permitem obter uma certificação profissional.
 
O processo é financiado pelo Acelerador Qualifica, incentivo (1,25 do IAS, montante de 544€), atribuído aos candidatos que reúnam condições de elegibilidade, através da conclusão de uma qualificação escolar ou profissional em processo (RVCC), conclui a mesma fonte em comunicado.