Sociedade

Com termómetros a subir Autoridade Marítima Nacional alerta para cuidados a ter nas praias e zonas costeiras

Foto:AM
Foto:AM  
Dada a previsão de tempo quente para este fim-de-semana, poderá convidar a população a frequentar as praias, contudo a Autoridade Marítima Nacional recomenda que não vá a banhos, alertando para cuidados a ter nas praias, zonas costeiras e para a importância da adoção de um comportamento de segurança.

 
A Autoridade Marítima adianta que é importante ter em conta que o mar nesta época do ano é um mar de inverno, e as praias e zonas de costa apresentam risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima que se tem verificado nos últimos tempos, apresentando ondulação forte, com a presença de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros.
 
Este é também um período de águas vivas, registando-se uma maior amplitude entre a altura da baixa-mar e da preia-mar, originando correntes mais fortes.
 
Além disto, nunca é demais esquecer que as praias não estão vigiadas, nem está disponível equipamento para socorro a náufragos, podendo a assistência ser mais demorada.
 
Assim a Autoridade Marítima Nacional recomenda:não ir a banhos; vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto; evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada. Não vire as costas ao mar e ofereça sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda; caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112.
 
A mesma entidade informa que irá reforçar a vigilância na orla costeira e no mar.