Sociedade

Comissão de Utentes da Via do Infante "radicaliza" luta pela suspensão das portagens no Algarve

 
A Comissão de Utentes da Via do Infante considera que continua plenamente justificada a continuação da luta pela suspensão das portagens no Algarve.

 
Com efeito, o anúncio pelo governo de proceder a uma redução de "apenas" 15%, a partir de 1 de agosto, no valor das taxas de portagens na Via do Infante (e outras ex-scuts), só pode constituir uma "brincadeira de mau gosto, visto tratar-se de reduções deveras insuficientes, ridículas mesmo", critica a Comissão de Utentes.
 
A CUVI diz que a região depositava esperança neste Governo em colocar um ponto final nas portagens, mercê das promessas do próprio Primeiro-Ministro, reconhecendo que a EN 125 era um verdadeiro "cemitério".
 
Deste modo, a CUVI interroga "onde estão os 50% de redução prometidos pelo PS"?
 
Desde o início do ano o Algarve já foi palco de cerca de 5.000 acidentes de viação (10.000 por ano), grande parte na EN 125, uma autêntica "rua urbana" – uma média anual de 35 mortes e 165 feridos graves na região. "A requalificação marca passo, as obras continuam em pleno verão e os acidentes disparam com muitas vítimas mortais e feridos graves". 
 
Por outro lado, não existem quaisquer obras de requalificação no percurso situado entre Vila Real de Santo António e Olhão, na EN 125, agora da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, encontrando-se a via totalmente degradada, o que contribui para aumentar os acidentes. Na renegociação do contrato com a Rotas do Algarve Litoral, o Estado e os utentes foram os grandes prejudicados e a concessionária foi a grande beneficiada –, acusa a CUVI, que lança um desafio ao Governo, para que suspenda imediatamente as portagens no Algarve (antes de agosto) e durante todo o verão, sendo feito neste período um estudo sobre as consequências da introdução de portagens no Algarve. Se os resultados forem positivos, então o Governo terá legitimidade para voltar a colocar as portagens em vigor, se forem negativos não haverá mais portagens no Algarve, sustenta. 
 
A CUVI, já agendou novas ações de protesto, pelo que no dia 23 de julho, sábado, terá lugar uma marcha lenta de viaturas na EN125, com partida pelas 17.00 horas junto ao Motoclube do Guadiana, na localidade de Aldeia Nova, Vila Real de Santo António, terminando em Conceição de Tavira.
 
No dia 31 de julho, domingo, será promovida uma nova macha lenta de viaturas pela EN125, com partida de Almancil (junto ao supermercado Apolónia) pelas 11.00 horas, terminando em Fonte de Boliqueime.