Sociedade

Concelho de Loulé "apaga" as luzes para travar alterações climáticas e incentiva o mesmo aos munícipes

 
É mais uma ação que visa a consciencialização para as alterações climáticas e para todos os problemas ambientais que se colocam ao futuro da Humanidade, com o Município de Loulé a associar-se à "Hora do Planeta", promovida internacionalmente pela organização global de conservação da natureza World Wildlife Found (WWF).

 
Assim, no dia 30 de março, das 20h30 às 21h30, a Autarquia compromete-se a desligar as luzes de vários edifícios e espaços públicos do Concelho durante 60 minutos: Paços do Concelho, Edifício Engº Duarte Pacheco/Assembleia Municipal, Monumento Engº Duarte Pacheco, Mercado Municipal de Loulé, Cine-Teatro Louletano, Muralha do Castelo de Loulé (Loulé), Centro Autárquico de Quarteira e edifícios das juntas de freguesia de S. Sebastião, S. Clemente, Quarteira, Salir, Querença, Tôr, Benafim e Boliqueime.
 
Por outro lado, o Município compromete-se a desligar o standby de todos os equipamentos elétricos existentes no Município após o horário laboral, adquirir veículos elétricos e pontos de carregamento de veículos elétricos e substituir lâmpadas incandescentes por economizadoras ou por Led.
 
A "Hora do Planeta" teve início em 2007 em Sidney (Austrália), quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas. Um ano depois a "Hora do Planeta" tornou-se num movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.
 
A Autarquia apela a todos os munícipes que participam nesta iniciativa e contribuam também para mudar o rumo das alterações climáticas, desligando as luzes durante 60 minutos neste dia.