Sociedade

Dia do Município inaugura “Alm’Algarvia” e Edifício Multifuncional de Empresas

 
 
 
 
Castro Marim festejou, no passado dia 24 de junho, o seu feriado municipal, com um programa cultural diversificado, numa homenagem a Castro Marim, às suas gentes e à sua história.

 
A distinção de jovens talentos, dos melhores alunos do Município e dos trabalhos associativos de mérito, a inauguração do Edifício Multifuncional de Empresas e a exposição “Alm’Algarvia”, foram os momentos altos do dia.
 
Concluída a sessão solene, onde foram homenageados os jovens talentos, melhores alunos e trabalho associativo, seguiu-se a inauguração do Edifício Multifuncional de Empresas (EME) de Castro Marim. 
 
Localizado no centro histórico da vila, o Edifício vai apoiar a constituição de empresas que pretendam iniciar atividade, mas também aquelas que, já constituídas, precisem de algum tipo de incremento. Projetado pelo arquiteto José Alegria, o novo edifício representa um investimento de cerca de 600 mil euros, cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha, Projeto PIDETRANS.
 
“Queremos valorizar empresas do setor primário, por exemplo, ligadas ao sal e à agricultura, do setor secundário e, finalmente, do setor terciário. Estas, apesar de estarem em terceiro lugar da hierarquia, poderão ser escolhidas em primeiro lugar se tiverem um carater empreendedor, inovador e com um grande cunho de empregabilidade de jovens”, explicou a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, acrescentando que haverá também espaço para “sedes virtuais”, ou seja, para empresas que não precisam de um espaço físico, propriamente dito, mas “necessitam de um e-mail, uma caixa de correio ou de uma morada para receber encomendas”.
 
As comemorações continuaram com a inauguração da exposição “Alm’Algarvia” na Casa do Sal, desenvolvida por uma equipa de trabalho do município, em estreita parceria com a Mito Algarvio. A exposição que ficará patente até ao final de agosto, mostra a coleção particular de acordeões de Vitor Faleiro, fundador da Associação Mito Algarvio, com um enquadramento histórico, mundial, nacional e regional. Desenvolveram-se conteúdos, formularam-se pesquisas, filmaram-se 16 diferentes registos e estilos musicais, em todo o Algarve, concluindo-se uma exposição etnográfica e musicológica, inédita na região, inspirada numa coleção particular de 30 instrumentos. Na exposição encontra-se ainda a oficina do Mestre José Domingos Horta, que constrói, de raiz, este instrumento musical que exprime bem a “alm’algarvia”.  
 
Na sequência desta exposição, estreou também o documentário “A Saberia na ponta dos dedos – o Mito do Acordeão Algarvio”, realizado por Ivan Dias.
 
As comemorações terminaram com casa cheia no Revelim de St. António, com dois grandes momentos musicais. O concerto com o Duo “Amar Guitarra”, um projeto de João Cuña e Luís Fialho, num diálogo entre as suas guitarras em vários temas, originais e de outros autores, e em diversos estilos musicais, e o concerto de Jorge Fernando, um dos maiores músicos e produtores portugueses.