Sociedade

Dinâmica associativa ganha mais apoios da autarquia de São Brás de Alportel

 
A autarquia de São Brás de Alportel está a reforçar o apoio às associações locais, sendo que, este ano, apresenta um aumento global de investimento na ordem dos 6%, em relação a 2018.

 
Em comunicado, a autarquia clarifica que, “esta decisão é apoiada no reconhecimento de que o movimento associativo é um motor essencial no desenvolvimento do concelho e na dinâmica da comunidade”.
 
Para esta concretização, o município disponibiliza um investimento de 360.336,26 euros do orçamento municipal de 2019 distribuído por 19 contratos programa e protocolos de colaboração estabelecidos com associações locais.
 
A cerimónia de assinatura dos protocolos de colaboração, teve lugar esta quinta-feira e contou com a presença de um conjunto de associações locais, que “dada a sua atividade regular relevante, em matéria de formação desportiva cultural e ou de apoio à comunidade, merecem um apoio regular estabelecido em contrato programa ou protocolo de colaboração”, evidencia a mesma nota de imprensa.
 
O conjunto destes apoios globaliza um valor de 360.336,26 euros, que visam apoiar um vasto grupo de coletividades locais, “como marca do seu contributo na dinamização da vida do concelho nas mais diversas áreas”.
 
 
Para além dos apoios financeiros o município disponibiliza também, ao longo do ano, um conjunto de apoios logísticos, nomeadamente na área dos transportes, equipamentos culturais e desportivos, divulgação, entre outros.
 
Na globalidade, os apoios ao movimento associativo do concelho em 2019, deverão alcançar um valor de cerca de 700.000€.
 
Após a cerimónia, decorreu uma reunião alargada a todas as associações locais e todas as associações regionais e nacionais sediadas no concelho, que ascendem, neste momento, a mais de meia centena na sua globalidade.
 
Para o autarca sambrasense, “a proximidade e o diálogo entre as associações e a autarquia são fundamentais para otimizar recursos, promover e consolidar públicos nas mais diversas atividades e dinâmicas”.
 
Na ocasião, Vitor Guerreiro relembrou o seu percurso pelo associativismo, e define o mesmo como “uma escola de cidadania assente no voluntariado e partilha de saberes que ainda hoje me permitem conhecer de perto a realidade deste motor fundamental de comunidade”.