Sociedade

É no distrito de Faro que menos se precisa de telefone fixo

De acordo com as últimas 30.000 simulações no comparador gratuito de pacotes de telecomunicações do ComparaJá.pt, os habitantes do distrito de Faro são os que menos utilizam o telefone fixo no país.

PUB
 
Os algarvios destacam-se ainda por serem dos que menos afirmam utilizar a Internet para navegar na web e ir às redes sociais. 
 
Este portal independente, que para além de pacotes de telecomunicações também permite simular vários produtos bancários, nomeadamente crédito habitação, revela pela primeira vez quais as diferenças, em termos proporcionais, nas preferências em relação aos serviços de telecomunicações nos diferentes distritos. Faro surge em destaque em vários parâmetros.
 
Pese embora o telefone fixo esteja incluído na grande maioria dos pacotes contratualizados, regra geral com um elevado número de minutos gratuitos incluídos no plafond para chamadas nacionais e internacionais, 55% dos consumidores portugueses admite não utilizar o telefone fixo.
 
As chamadas nacionais são a utilização mais comum (34%), sendo que apenas 11 em cada 100 consumidores nacionais fazem uso do telefone fixo para comunicações internacionais.
 
Analisando as preferências por distrito é possível perceber que é em Faro (58,8%) e em Bragança (57,7%) que os consumidores menos fazem uso do telefone fixo. No extremo oposto está Portalegre, com 81,3% dos utilizadores a afirmarem utilizar o serviço para chamadas nacionais, mas apenas 2,5% para chamadas internacionais.
 
Açores (20,8%), Madeira (19,8%), Guarda (19,2%) e Bragança (19%) são as regiões em que os consumidores mais afirmam utilizar o telefone fixo para chamadas internacionais.
 
Bragança é o distrito em que os utilizadores menos utilizam o telefone fixo para chamadas nacionais (20,1%).
 
No que à utilização da Internet diz respeito, conclui-se que é em Setúbal (83,6%) e Faro (83,8%) que a finalidade de "Navegação e Redes Sociais" apresenta uma preponderância mais reduzida. Estes números contrastam com Portalegre (96,1%), o distrito em que esta finalidade assume maior predominância.
 
Por sua vez, é nas regiões de Vila Real (9,8%) e Setúbal (9,2%) que o uso da Internet para "Streaming de Filmes e Séries" mais se evidencia. Desta feita, é em Portalegre (2,5%) que este tipo de utilização menos se destaca.
 
Já Guarda (7,7%), Aveiro (7,2%), Faro (7,2%) e Porto (7%) são os distritos em que existe um maior número de consumidores que afirma utilizar a Internet para "Jogar Online". Por outro lado, voltam a ser os portalegrenses os que menos se evidenciam (1,4%) neste tipo de utilização.
 
A finalidade menos preferida dos portugueses é o "Streaming de Música", existindo vários distritos com valores próximos de 0%. É em Beja (2,4%), Faro (1,6%) e Aveiro (1,4%) que este tipo de utilização tem mais adeptos.