Sociedade

“eCall” vai ser obrigatório já no próximo ano

 
A poucos meses da entrada em vigor do eCall, provavelmente nem todos os condutores sabem do que se trata.

 
O eCall é um sistema de emergência que vai ser obrigatório em todos os carros novos e que tem como objetivo facilitar o socorro em caso de emergência.
 
A partir do próximo ano, todos os veículos ligeiros novos terão de possuir este sistema de chamada automática de emergência.
 
O eCall já é disponibilizado por vários fabricantes automóveis, o sistema de chamada automática, em caso de acidente, para os serviços de emergência, vai passar a ser obrigatório em todos os veículos ligeiros de passageiros e comerciais novos, na Europa, já a partir de 31 de março de 2018.
 
Aprovado pelo Parlamento Europeu em 2015, o Regulamento 2015/758, que torna obrigatória a disponibilização deste serviço de emergência resulta de uma vontade política, com base em estudos segundo os quais este tipo de tecnologia pode contribuir para reduzir em cerca de 10% as mortes na estrada.
 
Partindo do princípio de que, em caso de acidente rodoviário grave, todos os minutos contam no socorro às vítimas – existindo mesmo o conceito de “hora de ouro”, ou seja, os 60 minutos posteriores à colisão ou despiste, durante os quais há maior probabilidade de salvar vidas –, esta tecnologia permite reduzir significativamente o tempo que vai desde o momento do sinistro até à chegada dos meios de socorro.
 
O sistema tem a função de avisar automaticamente os serviços de emergência de um acidente grave. Na sua base está facilitar a localização do veículo, fornecendo igualmente informações como o tipo de viatura, o combustível utilizado, a hora do acidente e o número de passageiros. Sendo que, por uma questão de protecção de dados, em momento algum ou de forma alguma, estas informações poderão ser passadas a terceiros, sem o consentimento explícito dos intervenientes.
 
A medida deverá ser implementada também para os pesados, legislação que já está a ser preparada pelos estados-membros da União Europeia.