Sociedade

Encontro Nacional de Professores de Geografia realizou-se em Loulé

 Associação de Professores de Geografia
Associação de Professores de Geografia  
Teve lugar entre os dias 01 e 03 de maio, o XXXVI Encontro Nacional de Professores de Geografia. O evento, promovido pela APROFGEO - Associação de Professores de Geografia com o apoio da Escola Secundária de Loulé e do Município de Loulé, realizou-se entre o Pavilhão Multiusos 25 de abril, em Almancil, e a Escola Secundária de Loulé.

PUB

Segundo a associação, foi abordada a temática da mudança climática e os desafios da sustentabilidade, sendo a crise climática «um dos maiores desafios contemporâneos, exigindo ações concretas de mitigação e adaptação, que envolvam toda a sociedade». 

O Algarve, com forte dependência do turismo e com vulnerabilidades significativas ao nível dos recursos hídricos, «enfrenta desafios acrescidos perante um clima cada vez mais instável e períodos de seca prolongados», regista nota da entidade. 

Para a associação, a mitigação das mudanças climáticas «passa por estratégias eficazes, como a gestão eficiente da água, a transição energética para fontes renováveis e a implementação de políticas ambientais locais que reduzam a pegada ecológica». O evento destacou a importância de soluções como a reutilização de água e a adaptação das atividades económicas às novas realidades climáticas, promovendo uma visão integrada de sustentabilidade.

A formação dos alunos sobre esta temática, permitindo dotá-los de conhecimentos sobre os impactos das alterações climáticas no seu território e capacitá-los para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, além da introdução de novas metodologias de ensino, como o uso da realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e itinerários didáticos virtuais, são ferramentas que fomentam «um ensino inovador e interativo, essencial para uma aprendizagem significativa», reforça a APROFGEO.

Além de diversas comunicações de académicos das universidades de Lisboa e NOVA, também participaram oradores da Universidade do Algarve, da Câmara Municipal de Loulé, da Região de Turismo do Algarve, da CCDR Algarve, das Águas do Algarve, da APA - ARH Algarve, da Inframoura e da Almargem.

O encontro contou ainda com a realização de saídas de campo e visitas ao Geoparque Algarvensis, nomeadamente à Praia dos Arrifes, em Albufeira, assim como à Mina de Sal-gema, à Fonte da Benémola, aos passadiços de Loulé-litoral/Ria Formosa e aos Banhos Islâmicos, em Loulé.

No último dia do Encontro, na Escola Secundária de Loulé, os participantes frequentaram várias oficinas didáticas de atualização e aprofundamento didático-pedagógico da disciplina de Geografia.