Sociedade

Espírito Filatélico marca Dia de São Brás no Centenário do Município de São Brás de Alportel

 
A iniciativa marca a inauguração da exposição “Comemorações dos 100 anos de São Brás de Alportel – Filatelia e Cartofilia”.

 
Na próxima terça-feira, dia 3 de fevereiro, Dia de São Brás, na Galeria Municipal são-brasense vai funcionar um “posto de correio público” onde os envelopes, postais e selos a adquirir são uma homenagem aos cem anos da Elevação de São Brás de Alportel a concelho. 
 
A iniciativa marca a inauguração da exposição “Comemorações dos 100 anos de São Brás de Alportel – Filatelia e Cartofilia”, pelas 17h00.
 
A história da filatelia cruza-se com São Brás de Alportel ainda no século XIX, quando surge o primeiro ponto de distribuição de correio do concelho, nesta altura subordinado à Estação de Faro. 
 
Décadas depois, em 1983, fundou-se o Núcleo Filatélico Sambrasense, que veio aproximar colecionadores e foi responsável pela organização de diversas atividades ligadas à filatelia.
 
Em 2015, no decorrer das Comemorações do Centenário do Município, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel lança um envelope e um postal temáticos e é ainda colocado em circulação um selo personalizado que poderá ser obliterado com um carimbo comemorativo especialmente feito pelos CTT para assinalar a efeméride.
 
A apresentação pública destes materiais terá lugar aquando da sessão de inauguração da exposição “Comemorações dos 100 anos de São Brás de Alportel – Filatelia e Cartofilia”, que vai estar patente na Galeria Municipal de 3 a 28 de fevereiro.
 
Durante a sessão inaugural, entre as 17h00 e as 19h00, irá funcionar um posto de correio público na Galeria Municipal, com a colaboração de duas funcionárias dos CTT. 
 
Durante este período os envelopes, postais e selos comemorativos podem ser adquiridos pelo público e as cartas podem levar o carimbo comemorativo do Centenário. 
 
A apresentação do catálogo da exposição marca ainda esta sessão, dando a conhecer as importantes coleções filatélicas patentes.
 
A temática prossegue no dia 19, quinta-feira, com a palestra “A Filatelia no Algarve – Passado, Presente e Futuro”, a ter lugar na Galeria Municipal pelas 17h00. 
 
Vítor Lourenço, membro do antigo Núcleo Filatélico Sambrasense, Sérgio Pinto, coordenador da exposição e o professor António Borralho são os conferencistas convidados.
 
Estes eventos são organizados pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel sob coordenação da Comissão para as Comemorações do Centenário do Município de São Brás de Alportel, com o apoio do Museu do Trajo, dos Correios de Portugal e dos Amigos da Filatelia de Faro.