Sociedade

Exposição sobre escrita do Sudoeste e Idade do Ferro inaugurada em Quarteira

 
A exposição itinerante de arqueologia sobre as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro no Concelho de Loulé, organizada pela Câmara Municipal de Loulé, será inaugurada na Praça do Mar em Quarteira, esta sexta-feira, 1 de agosto, às 19h00, e estará patente ao público até ao dia 31 de Agosto.

 
Após mais de dois séculos de investigação pretende-se divulgar os materiais arqueológicos provenientes do concelho de Loulé que permitem dar a conhecer este período, a escrita, onde habitavam e como viviam e morriam essas comunidades.
 
A exposição está concebida de modo a mostrar como este fenómeno resulta de um processo histórico e patrimonial e vai interagir não só com os espaços públicos das localidades, mas também com os espaços envolventes. 
 
Localizada nas vias públicas, a exposição apresenta conteúdos escritos devidamente ilustrados e está organizada em seis partes: a Idade do Ferro, a escrita do Sudoeste, o mundo dos vivos, a morte, os investigadores e os conjuntos de estelas de Benafim/Salir e do Ameixial.
 
No âmbito da inauguração desta exposição haverá lugar a uma abordagem contemporânea do tema pelo artista plástico El Menau, através da realização de uma performance de pintura mural que depois irá ficar patente até ao final da exposição. 
 
Assegurou-se ainda que a exposição não tem constrangimentos de acessos e horário, proporcionando ao visitante uma curta duração no tempo de visita. Refira-se ainda que esta é bilingue (português e inglês), permitindo uma compreensão dos conteúdos por visitantes além-fronteiras.
 
Refira-se que a exposição resulta de uma colaboração da Câmara Municipal de Loulé com o Projeto ESTELA. Este projeto tem a preocupação de transformar o conhecimento científico adquirido no reforço da identidade das pessoas com o seu património e de criar com esta informação uma paisagem cultural. 
 
Nascido em 2008, tem por primeiro objetivo a sistematização da informação das estelas com escrita do Sudoeste, através da caracterização dos contextos, da cultura material e do território dos sítios arqueológicos da serra do Algarve e do Alentejo, contribuindo para a revisão e produção de conhecimento sobre a sociedade que aí habitou, nos meados do 1º milénio a.C..
 
A mesma conta ainda com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Junta de Freguesia do Ameixial, da Junta de Freguesia de Benafim, da Junta de Freguesia de Salir, do Museu Municipal de Faro, da Direção Geral do Património Cultural e do Museu Nacional de Arqueologia.