Economia

Feira da Serra 2017 com mais um dia para "mostrar talentos e valores" de São Brás de Alportel

 
 
 
A Feira da Serra foi apresentada esta sexta-feira na FNAC de Faro.

 
Todo o executivo da Autarquia de S. Brás de Alportel, esteve presente, dando a conhecer à comunicação social, os pormenores da edição deste ano do certame que pela primeira vez abre quatro dias, de 27 a 30 de julho, no sítio do costume. 
 
Segundo Marlene Guerreiro, Vice-Presidente da autarquia, a Feira da Serra, "será um brinde à tradição, artesanato, gastronomia, animação, mas especialmente à revelação de valores e talentos do concelho, sendo essa a nossa estratégia".
 
O destaque vai este ano para o vinho, "o convidado de honra", e para tal a autarquia escolheu Gilmar Brito, natural de São Brás de Alportel, Eng. Biotecnológico com vasto currículo nesta área. 
 
Gilmar Brito estará também na feira, a representar a Comissão Vitivinícola do Algarve, dando a provar vários néctares, mostrar a qualidade da produção algarvia, mas também passar a informação sobre a pedagogia do vinho.
 
No "Sítio do Vinho", espera-se a presença de produtores e vendedores, para além de um espaço para relembrar a cortiça, a sua história e a união com o vinho.
 
Marlene Guerreiro vincou também outra área em franca expansão no Município, o turismo, que estará igualmente em destaque na Feira da Serra, justificando esta aposta, com os números revelados à imprensa, frisando que "os últimos dados dão conta de que existem 61 alojamentos diferentes no concelho, entre eles 58 alojamentos locais, três dezenas de restaurantes, 18 operadores turísticos, e uma média de 900 pessoas/mês que passam pelo Posto de Informação Turística de São Brás de Alportel. 
 
Por isso a autarquia resolveu dedicar "espaço" a uma mini-bolsa de turismo e apresentar um novo site, o "visit são-brás", disponível muito em breve e dedicado ao turismo local.
 
O site da Feira da Serra também foi renovado, apto às plataformas digitais, moderno e intuitivo. No primeiro dia do certame será ainda apresentado o novo vídeo promocional do Município.
 
O Vereador Acácio Martins, informou que a feira comporta 220 stands, "promotores da nossa terra", toda a área será acessível a qualquer visitante, a limpeza não será deixada ao acaso, "todos os dias teremos 30 a 40 pessoas a limpar o recinto", o picadeiro será palco de uma gala equestre com um show de luzes.
 
Finalmente Vítor Guerreiro, edil de São Brás de Alportel, começou a sua intervenção, frisando que a Feira da Serra, "é um pilar de desenvolvimento económico do concelho, uma montra que dá a conhecer a economia local, um evento vocacionado para as famílias, acessível, com espaços de animação infantil, para os amantes da música, da arte equestre e da boa gastronomia".
 
Aproveitou para agradecer "a dedicação e esforço dos funcionários da autarquia que num mês e meio, montam o certame, trabalhando diariamente para que nada falte no dia da inauguração".
 
O autarca revelou que o investimento da edição deste ano, ultrapassa a barreira dos 200 mil euros, ressalvando contudo, "que o retorno está garantido para a economia local, sendo isso o mais importante". Confirmou ainda que haverá mais parques de estacionamento e uma nova entrada a norte do recinto.
 
Para além do "Sítio do Vinho", o destaque vai também para a "Aldeia Serrana" com artesanato e doçaria, o "Sítio dos Curiosos" com animação infantil, "Encontro dos Sabores" e a gastronomia típica, "Praça do Município" com a oferta turística do concelho, o "Picadeiro" a arte equestre e batismo de equitação, bem como o "Espaço Terra" com agricultura e energias renováveis e o "Sítio dos Animais".
 
A música terá o "Palco Sonoridades" com vozes da terra, e o palco principal com David Carreira no dia 27, Cuca Roseta no dia 28, João Pedro Pais no dia 29, com São Brás Fashion (desfile de moda) e no dia 30 a presença de Roberto Leal.
 
A Feira da Serra abre portas às 19 horas e os bilhetes são de 3,50 por adulto, 1 dia, e de 10 euros para 4 dias, o mesmo valor para o bilhete família para 4 entradas, as crianças até aos 11 anos não pagam.
 
Refira-se que no final da apresentação, houve lugar a uma breve prestação do mestre da guitarra portuguesa, Ricardo Martins, também ele natural de S. Brás de Alportel.