Sociedade

Feira da Serra tem nova aventura de 30 metros de altura

 
 
 
A 28ª edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel, foi ontem apresentada à comunicação social, nas Piscinas Descobertas do Município, tendo sido revelada uma nova aventura que por certo, irá atrair muitos adeptos das emoções fortes.

 
Falamos da "Fly Serra Slide" projeto devidamente homologado de 250 metros de extensão que fará a ligação por cabo, entre as duas extremidades do recinto.
 
Segundo referiu Ricardo Silva, da Associação de Parapente do Algarve, e coordenador desta aventura, «uma das extremidades, terá uma torre de 12 metros no local mais alto do espaço, junto ao edifício da escola, perfazendo uma altura de 30 metros em que os visitantes poderão deslizar através de um cabo até à parte mais baixa do recinto sentados numa cadeira de parapente».
 
Outra modalidade desta nova atração prende-se com o facto de as crianças a partir dos 6 anos, poderem também "deslizar" acompanhadas por um adulto, partilhando a experiência de forma segura.
 
Se esta é uma das grandes novidades da Feira da Serra, que decorre entre 25 e 28 de julho, Marlene Guerreiro, Vice-Presidente do Município e Presidente da comissão organizadora do evento, assinalou outros atrativos de um certame que é montado todos os anos, pelos colaboradores da autarquia e comunidade local, pondo de pé, toda a estrutura na Escola Poeta Bernardo de Passos.
 
A responsável revelou que na edição deste ano, será apresentado no "Palco Sabores" leite de alfarroba, e uma nova cerveja produzida por uma cervejaria de São Brás de Alportel.
 
Será apresentado um novo portal do comércio e serviços de São Brás de Alportel, da responsabilidade do Município «que pretende reunir empresas e comércio do concelho à distância de um clique».
 
Marlene Guerreiro indicou ainda que a atenção estará também voltada para o picadeiro, com mais cavalos e provas equestres, e onde será apresentada ao público, a "Nubia", ou seja, a primeira égua lusitana portuguesa de São Brás de Alportel.
 
Porque a segurança é uma das áreas em que a organização mais aposta, serão disponibilizadas a todas as crianças pulseiras de identificação, «numa preciosa ajuda no caso de se perderem dos seus familiares».
 
João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve entidade parceira da Feira da Serra, destacou o valor do evento «na medida em que mostra outros recursos que o Algarve tem, que não só o Sol e Praia, num momento de lazer para toda a família e em segurança».
 
Realçou o facto de se tratar de uma edição, em que os copos do evento serão reutilizáveis, numa preocupação ambiental por parte da autarquia, referindo que o slogan de São Brás de Alportel "Porta da Serra Janela para o Mar" aplica-se à Feira da Serra tendo como objetivo,«mostrar o melhor da região e todas as suas potencialidades».
 
 
Vítor Neto, Presidente do Nera - Associação Empresarial da Região do Algarve, ex-Secretário de Estado do Turismo e reconhecido empresário ligado ao setor da transformação de frutos secos, foi apresentado como padrinho da 28ª edição da Feira da Serra, que tem como "embaixador" o figo.
 
Além de agradecer ao Município o convite que lhe foi dirigido, Vítor Neto falou um pouco da história do figo, «tendo muita importância desde sempre na região, já no séculos XII e XIII, o figo era extremamente importante no Algarve, na medida em que servia para abastecer as embarcações da altura, servindo de refeição para tripulantes e navegadores».
 
Apesar do Algarve ter sido um pólo importante na Europa neste setor, com fortes níveis de exportação, Vítor Neto lamentou, contudo, que nos últimos 20 anos tivesse de fechar uma fábrica que vinha de família, «porque não havia produção de figo para exportar, e hoje o figo chega a ser mesmo importado de países com a Turquia ou Espanha, não sendo comparável com a qualidade do figo algarvio».
 
Para o empresário «o Algarve tem turismo, mas falta recuperar outros setores económicos, porque a região tem grande potencial».
 
Quanto ao Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, a Feira da Serra, «é um investimento da autarquia - que este ano ronda os 245 mil euros - na economia local, dinamizando o comércio da Vila de uma forma geral».
 
O autarca realçou que no evento estão envolvidas cerca de 2 mil pessoas, entre colaboradores, empresários e artesãos, nos 150 expositores presentes «com a preocupação de darem a conhecer o que de melhor existe na região desde a tradição, ao artesanato até à inovação».
 
Reforçou a vertente ecológica do evento, e os esforços que têm sido feitos para melhorar a acessibilidade em todo o recinto, beneficiando pessoas com mobilidade reduzida, e a participação de perto de meia centena de jovens voluntários, «que garantem o futuro desta Feira».
 
Refira-se que os bilhetes têm um custo de 4 euros (individual) e de 12 euros para os 4 dias.O ingresso diário família é de 12 euros (com entradas pelo preço de 3).
 
Quanto à música os destaques vão para os Calema dia 25, quinta-feira, Gipsy Kings dia 26, sexta-feira, HMB dia 27, sábado e Cantar Amália dia 28, domingo. O recinto abre entre quinta e sábado às 19h00, encerrando às 02h00. No domingo, encerra à 01h00.
 
Gastronomia, artesanato e animação fazem da Feira da Serra 2019 "o doce sabor da tradição!"