Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Filipa Sousa

Filipa Sousa
Foto:Rita Carmo
Imprimir Partilhar por email
Filipa Sousa é uma jovem cantora algarvia; natural de Albufeira. O seu talento tem sido conhecido e reconhecido em muitos palcos dentro e fora da região, o que a torna distinta no panorama musical.
 
Filipa Sousa nasceu a 2 de Março de 1985 e tem como géneros musiciais de eleição: Fado, Pop e Rocck. 
 
Filipa Alexandra Nunes Alves de Sousa começou desde muito cedo a despertar o gosto e o interesse pela música. 
 
Com apenas 6 anos de idade, começou a aprender música, mas só aos 12 entrou para o Conservatório de Música de Albufeira, onde teve aulas de canto e concluiu o 4º grau de Piano e o 5º grau de Formação Musical e Conjunto Coral. Ao longo do seu percurso tem mantido o contato com professores e a ter aulas de canto particulares. 
 
Foi a partir dos 12 anos que começou a participar em festivais e concursos de karaoke, tendo arrecadado alguns prémios importantes. 
 
O Festival da Canção do Sul, o Festival da Canção de Lagoa, o Programa televisivo "Nasci P'ra Música", o Concurso de Karaoke “Music Halls”, o Concurso de Karaoke “Rádio Cidade - Academia de Estrelas”, entre outros foram alguns dos palcos desta jovem e oportunidades para mostrar as suas qualidades artísticas. 
 
O Fado surgiu-lhe no percurso aos 16 anos e o gosto fê-la continuar nesse género musical que, de início mais parecia uma brincadeira, já que participou em concursos de fado amador em Albufeira, Portimão, Lagoa, Lagos, Olhão e Loulé, contudo o seu talento foi muito apreciado e reconhecido, o que deu o mote para encetar mais uma vertente musical de excelência. 
 
Filipa Sousa participou ainda no Festival Ibérico da Canção Jovem de São Romão - Seia, durante 3 anos consecutivos, arrecadando dois prémios do público - um 1º e um 3º lugares. 
 
A participação em worskshops de diversas áreas, em peças de teatro e em programas de televisão como figurante, também deu a Filipa Sousa a experiência e uma profunda capacidade de lidar com grandes e diversos públicos. 
 
Passou a integrar o grupo de fados Al- Mouraria em 2003, com o qual atuou em vários pontos do país e no estrangeiro, sendo de sublinhar as participações em Espanha e Marrocos, tal como os programas televisivos que igualmente permitiram abrir horizontes pelo mundo capaz de apreciar os seus talentos nacionais. 
 
Ainda nesse mesmo ano e, ao completar os seus 18 anos, Filipa Sousa arriscou a participação na 2ª edição da Operação Triunfo, tendo chegado aos 30 finalistas. 
 
Novamente apostada nesse programa televisivo, em 2007, Filipa Sousa conseguiu entrar e permanecer durante sete semanas. Com a promoção da RTP 1 e deste programa, a jovem ficou muito mais conhecida do grande público e capaz de sonhar mais alto. 
 
A autarquia de Albufeira reconheceu-lhe o talento numa homenagem onde cantou temas ao piano e à guitarra num Auditório repleto de público para a aplaudir, isto no ano de 2008. 
 
Em Abril do mesmo ano, venceu a 1ª Grande Noite de Fado do Algarve, em Loulé e, em Setembro de 2009, integrada numa digressão algarvia ao Canadá, Filipa Sousa cantou para a comunidade portuguesa, na Casa do Alentejo, em Toronto realizando três espetáculos e recebendo o convite para lá regressar em Novembro do mesmo ano. 
 
Em Março de 2012 venceu o Festival da Canção, a decisão foi unânime: Filipa Sousa recebeu os 12 votos quer do júri nacional quer do voto do púbico, tornando-se assim a vencedora da 48ª edição do Festival da Canção. 
 
Em Maio de 2012 representou Portugal, em Baku, no Azerbaijão, no Festival da Eurovisão.
 
Ainda em 2012 gravou o tema "Sunset Lovers" em parceria com os Djs Christian F e Dj Gonzalez.
 
Em 2017 iniciou a gravação do seu primeiro álbum a solo, "Acreditar" do qual editou em 2019.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

José Carlos Rolo



-

Sérgio Brito



-

Cláudia Luísa



-

Marco Ribeiro



-

Carla Rocha



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Olhão abre época alta com mais 590 lugares de estacionamento

Olhão abre época alta com mais 590 lugares de estacionamento

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Antigo edifício dos CTT de Alcoutim dá lugar a cinco fogos de habitação

Antigo edifício dos CTT de Alcoutim dá lugar a cinco fogos de habitação

ver mais
 
Praias algarvias interditas a banhos por algas “potencialmente perigosas”

Praias algarvias interditas a banhos por algas “potencialmente perigosas”

ver mais
 
Programa DiVaM apresenta “A Viagem em Píndaro” em Milreu e André Júlio Turquesa na Fortaleza de Sagres

Programa DiVaM apresenta “A Viagem em Píndaro” em Milreu e André Júlio Turquesa na Fortaleza de Sagres

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio