Economia

«Frente ribeirinha de Olhão a um passo de se tornar zona Premium» - António Pina

 
 
 
Foi apresentado esta quinta-feira na Biblioteca Municipal de Olhão o projeto de arquitetura referente à requalificação da frente ribeirinha da cidade.

 
Com uma sala cheia de interessados em saber mais sobre a obra, o Presidente da Câmara de Olhão, António Pina, apresentou a equipa de três arquitetos que conceberam as ideias, que irão renovar por completo toda a zona dos mercados, jardins e Av. 5 de Outubro. 
 
A coordenadora do projeto Amélia Santos, explicou as bases que fundamentam a renovação dos espaços que serão intervencionados, numa extensão de 600 metros e um investimento de 1,5 milhões de euros cuja obra está a cargo da Sociedade Polis. 
 
Na Av. 5 de Outubro, foram focados alguns problemas que carecem de resolução como "as muitas barreiras arquitetónicas nos passeios, obstáculos, muita informação e forte presença automóvel junto aos restaurantes, bem como a ausência de imagem de conjunto".
 
A Arq. Amélia Santos defendeu que as esplanadas deverão ser uniformizadas, a imagem urbana melhorada o estacionamento irá manter-se, com o nivelamento dos pavimentos, (pedonal e circulação) bem como nova vegetação e sinalética.
 
Relativamente aos jardins, as alterações também vão ser profundas, onde no Jardim Joaquim Patrão Lopes, está prevista a retirada do Parque Infantil (que passará para o Jardim Pescador Olhanense), a criação de uma nova cafetaria, a manutenção do ´Café Boto`, a construção de uma nova bilheteira e novo estabelecimento de bebidas, junto ao cais de embarque, ainda uma estrutura de sombreamento e novas instalações sanitárias.
 
A bomba de gasolina existente também será desativada.
 
Destaque para a valorização do legado de Joaquim Patrão Lopes, onde será instalada, uma nova evocação deste benemérito. 
 
O muro que separa o jardim da Ria, também será removido, "ficando uma peça de remate, para criar uma melhor vista sobre a água".
 
Finalmente o Jardim Pescador Olhanense, será um espaço multiusos, onde terá capacidade para responder a eventos entre eles o Festival do Marisco.
 
Outra novidade passa pela instalação de dois parques infantis, dois anfiteatros, qualificação dos espaços, espreguiçadeiras, destaque para a presença de aspectos globais da pesca, onde o coreto terá à sua volta calçada decorativa. 
 
O circuito de manutenção será mantido, já os equipamentos de ginástica ao ar livre, serão relocalizados para uma área próxima das árvores, por forma a aproveitar a sombra das mesmas. 
 
António Pina disse ao Algarve Primeiro que, “a nossa frente ribeirinha vai ser uma das melhores do Algarve e para os próximos 20 anos".
 
O presidente da autarquia olhanense adiantou que “a data prevista para o arranque da obra é outubro, uma vez que não podemos começar os trabalhos em pleno verão. O prazo para conclusão é de 9 meses.”
 
O edil mostrou-se bastante empenhado num projeto que, “vai dignificar bastante toda esta zona da cidade.”
 
Com planos para ampliar toda a zona ribeirinha, o autarca avançou a intenção de "requalificar também a área circundante, incluindo a zona até ao Porto de Pesca e a dos estaleiros e oficinas da autarquia, o que ficará para uma fase seguinte".
 
Relativamente ao projeto da primeira praia urbana, António Pina assegurou que "até ao verão pensa ter concluída a requalificação da Praia dos Cavacos”.
 
No que se refere à segunda praia urbana a ser criada junto ao Hotel Real Marina, o autarca esclareceu que “essa só poderá avançar quando for desativada a ETAR, pelo que estará pensada para daqui a dois anos.”
 
Vídeo mostra transformação da Frente Ribeirinha:
 
 
Algarve Primeiro