Sociedade

Galerias municipais de arte de Albufeira reabrem com novas exposições

Trabalho de Vítor Pisco
Trabalho de Vítor Pisco  
As galerias municipais de arte de Albufeira abriram ao público na passada segunda-feira.

PUB
De acordo com a Câmara de Albufeira, a Galeria Municipal João Bailote tem uma mostra de trabalhos de fotografia e desenho feitos por alunos das turmas 10º B, H e I, da Escola Secundária de Albufeira, intitulada “From Above”, para apreciar até 30 deste mês. Refira-se que a exposição integra o PNA – Plano Nacional das Artes. A inauguração online é amanhã, quarta-feira, às 14h30, com a participação de alunos, professores e entidades envolvidas. Já a Galeria de Arte Pintor Samora Barros, tem uma mostra retrospetiva de pintura de Vitor Pisco, de marcada influência de Marc Chagall e outros, intitulada “Minhas raízes”, para ver até 27 de abril.
 
As técnicas utilizadas são o acrílico, óleo e técnica mista. Segundo Vitor Prisco, as suas “inspirações vêm das memórias do Alentejo de outrora e algumas do presente. Nas telas podem-se ver ceifeiras, pastores, mondadeiras, aguadeiras, carreiros, e aves como perdizes, coelhos, lebres, abetardas e sisões entre outros animais autóctones.”
 
A autarquia adianta ainda que Vítor Pisco começou a desenhar e pintar em criança à lareira. Depois, na escola primária, nos intervalos ficava na sala de aula a desenhar e é só em adulto que toma contacto com as primeiras técnicas de pintura a óleo, nomeadamente com o pintor impressionista Camol D'Évora. Deste modo, iniciou-se a sua fase de pintura em acrílico e técnica mista.
 
Ambas as exposições podem ser apreciadas seguindo as prescrições da DGS – Direção-Geral de Saúde, de segunda a sexta-feira, nos horários 09h30-12h30 e 13h30-17h30, encerrando aos sábados, domingos e feriados.