Sociedade

GNR deteve homem que cultivava cannabis em São Brás de Alportel

 
A GNR de Faro deteve ontem um cidadão de 32 anos de idade, indiciado pelo crime de tráfico de estupefacientes.

 
Os militares detiveram o responsável por uma plantação de cannabis existente no terreno anexo a uma residência localizada no sítio da Soalheira, concelho de São Brás de Alportel.
 
Na sequência da ação foram apreendidos um total de 4782 gramas de flores de cannabis, parte da planta onde se encontra mais concentrada a substância psicoativa presente na mesma, para além de 8 plantas de cannabis em fase de crescimento e de 175 gramas de sementes e folha de cannabis triturada.
 
Da busca domiciliária efectuada à moradia, situada numa zona rural, resultou ainda a apreensão de uma pequena quantidade de haxixe, de uma réplica de uma arma de fogo (Walther P99), de três armas brancas (catanas) e de diversos objectos relacionados com o cultivo do estupefaciente, nomeadamente placas em esferovite (utilizadas para semear a plantas) e parte de um sofisticado sistema que garantia a rega da plantação.
 
Durante a acção foi ainda constituída arguida uma mulher de 63 anos de idade, familiar do detido e residente no local.
 
A GNR destaca que "esta foi a décima segunda apreensão de plantas de cannabis efetuada na área deste Comando Territorial em 2014, sendo de referir que o algarve é uma região com condições climatéricas favoráveis ao desenvolvimento das referidas plantas".