Sociedade

GNR promoveu seminário “Violência e maus tratos na família” na Ualg

 
O seminário contou no painel com especialistas de diferentes áreas, mobilizando a comunidade científica e técnica para as especificidades deste fenómeno.

 
Na sequência das iniciativas já realizadas no âmbito das comemorações do VI Aniversário do Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana, decorreu hoje, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, um seminário subordinado ao tema “Violência e maus tratos na família”.
 
A sessão de abertura do evento, que contou com cerca de duas centenas de participantes, foi presidida pelo Reitor da Universidade do Algarve, António Branco, tendo-se-lhe seguido a intervenção do Presidente da Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco, Juiz Conselheiro Armando Leandro, que apresentou o tema “ Direitos da Criança/Jovem que a violência doméstica, vicariante ou direta, desrespeita. Exigências da sua prevenção e reparação”.
 
O seminário, prosseguiu com a leitura da intervenção da Presidente da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), Prof. Maria José Magalhães, com o tema "Barreiras culturais e estruturais na proteção de mulheres, crianças e idosos(as) contra a violência doméstica", a qual por imprevisto de última hora não pôde marcar presença no evento.
 
Na segunda parte do seminário, Maria Conceição Roubaco, coordenadora do Instituto de Medicina Legal de Faro, abordou os "Maus tratos aos idosos(as) - conceito, formas de violência e prevenção. Perspetiva Médico Legal”, sendo que a última intervenção esteve a cargo do Tenente Coronel Joaquim Vivas, chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Faro da GNR, o qual apresentou "O papel da GNR - Projeto IAVE".
 
A sessão de encerramento, presidida por Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, foi antecedida de um debate sobre o tema.
 
 
Amanhã decorre no parque da Pontinha – Faro, a cerimónia militar evocativa da comemoração do VI Aniversário do Comando Territorial de Faro, a qual será presidida pelo General 2.º Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, Major General Agostinho Dias da Costa.
 
A cerimónia, com parada militar, inicia-se pelas 15h30 e integra a imposição de condecorações a militares, sendo que no final será servido um “Algarve de Honra” na Entidade Regional de Turismo do Algarve.
 
As comemorações da efeméride terminam com a atuação no Teatro das Figuras, pelas 21h00, da banda sinfónica da Guarda Nacional Republicana.
 
O concerto, inédito na região, e com lotação esgotada, terá uma vertente solidária, com a angariação de fundos para o Centro de Apoio ao Sem Abrigo de Faro (CASA).
 
A FNAC, associando-se à iniciativa, vai também efetuar uma donativo à referida Instituição, na sequência da atuação do quarteto de cordas da Guarda Nacional Republicana no espaço FNAC do Fórum Algarve, que aconteceu ontem.