Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
Gosta de chocolate? Esta informação é para si!
Imprimir Partilhar por email
Um estudo revela: “pessoas que comem chocolate têm um coração mais saudável”.
 
Os resultados do trabalho de investigação são animadores para todos quantos apreciam o ingrediente que há muito tempo já foi associado ao bom humor e ao aumento da atividade cerebral.
 
Os dados surgem após 12 anos de investigação e dão conta que, os amantes de chocolate tendem a desenvolver comportamentos mais saudáveis, pelo que correm menos riscos.
 
O estudo envolveu 20.951 pessoas ao longo de 12 anos e analisou trabalhos publicados ao longo de mais uma década sobre a relação entre o consumo de chocolate e as doenças cardiovasculares.
 
O chocolate é uma fonte importante de flavonoides, compostos procedentes das plantas que previnem as doenças cardiovasculares. No entanto, os investigadores reconhecem que com os estudos disponíveis não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre comer chocolate e ter um coração mais saudável.
 
“É possível que as pessoas que consomem mais chocolate tenham outros comportamentos que sejam benéficos para a saúde cardiovascular”, reconhecem.
 
Neste sentido, os amantes do chocolate tendem a ser mais jovens, a ter um índice de massa corporal menor, menos pressão sanguínea ou fazem mais exercício, tudo fatores que reduzem os riscos.
 
Os investigadores revelam ainda que exista a possibilidade de que as pessoas com maiores problemas cardiovasculares comam menos chocolate. No entanto, a investigação não incluiu pessoas com doenças cardíacas.
 
A análise mostrou que, comparando as pessoas que não comem chocolate, um maior consumo estava relacionado com menos de 11% de risco cardiovascular e 25% menos de morte relacionada com estas doenças.
 
Os autores consideram que, no entanto, são necessários mais estudos para constatar, não só a relação entre o consumo de chocolate e um coração saudável, mas também para perceber quais são os mecanismos biológicos responsáveis por esse efeito.
 
Os investigadores afirmam ainda que “é possível que algumas pessoas não tenham benefícios no consumo de chocolate, como as pessoas com excesso de peso ou diabetes”.
 
Ao contrário do que tem sido dito, o consumo de chocolate de leite também tem benefícios, pelo que, não se restringe ao chocolate negro.
 
“Isto pode indicar que também os outros componentes, relacionados possivelmente com componentes do leite, como o cálcio, podem proporcionar uma explicação para a associação observada”, consideraram os investigadores.
 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Vítor Neto responsabiliza algarvios pelo estado a que chegou o SNS na região

Vítor Neto responsabiliza algarvios pelo estado a que chegou o SNS na região

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Aldeia do Azinhal vai ser "palco" do XXV Festival de Folclore

Aldeia do Azinhal vai ser "palco" do XXV Festival de Folclore

ver mais
 
Câmara de Lagos apoia entidades desportivas ligadas à Vela e ao Desporto Adaptado

Câmara de Lagos apoia entidades desportivas ligadas à Vela e ao Desporto Adaptado

ver mais
 
Câmara Municipal de Loulé e In Loco unidas na campanha "Produção e Consumo Local"

Câmara Municipal de Loulé e In Loco unidas na campanha "Produção e Consumo Local"

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio