Gripes e constipações: como descongestionar o nariz

 
Neste tempo frio, são frequentes as gripes e constipações e o incómodo no nariz.

 
Para facilitar esse desconforto e, ao mesmo tempo, aproveitar as “mezinhas” das nossas avós que dão sempre muito jeito nestas ocasiões, apresentamos alguns truques que podem ajudar.
 
O primeiro passo a ter em conta, por incrível que pareça, é evitar assoar o nariz. 
 
Um nariz congestionado, ou entupido é causado por uma inflamação nos vasos sanguíneos nas membranas das narinas, geralmente por causa de uma gripe, resfriado ou alergia. O congestionamento nasal é algo simplesmente irritante e desconfortável para a maioria das crianças e adultos, razão pela qual, uma pequena ajuda para desentupir o nariz, pode ser um “verdadeiro alívio”!
 
Evitar assoar o nariz é o principal ponto a reter uma vez que, esse gesto, por vezes agressivo, só vai agravar a congestão nasal.
 
Assoar o nariz quando está entupido e, não há nada para expelir, só vai piorar a congestão. Depois é comum puxar o muco repetidas vezes devido ao incómodo que causa, mas também este gesto deve ficar reservado para quando efectivamente, há algo para expelir. Essa contenção no acto de assoar, vai abreviar o tratamento da inflamação das membranas internas do nariz e facilitar o descongestionamento.
 
Depois, em cada fase deve ser aplicada a melhor solução. Se o nariz está mesmo muito congestionado, é praticamente impossível recorrer a gotas descongestionantes, pelo que, nesses casos, os aerossóis são a melhor solução.
 
Lavar o nariz e a garganta com água salgada também pode ajudar na recuperação e de forma saudável, mas a esta solução deve ser utilizada após o vapor, pois caso contrário, não é possível fazer com a água entre no nariz.
 
Aqueça água equivalente a uma chávena e adicione uma colher de chá de sal. Deixe ferver e, seguidamente inale o vapor. Quando estiver mais frio, aspirte a água pelo nariz e vá deixando sair o muco. Poderá sentir um alívio após este processo que pode ser repetido três vezes ao dia.
 
Se preferir a opção por um spray com água salina, o efeito será basicamente o mesmo. 
 
A opção por aplicar um descongestionante nasal ou um anti-histamínico de venda livre, também pode ajudar dependendo da causa da congestão nasal.
 
Em caso de constipação, o descongestionante nasal é uma boa opção para aliviar o incómodo e para limpar o nariz, prevenindo outras complicações.
 
Estes descongestionantes não devem ser utilizados mais do que três dias consecutivos.
 
Em caso de alergia, a opção deve passar por um anti-histamínico. Se a alergia é a raiz do seu problema um anti-histamínico irá aliviar a congestão e dar conta de outros sintomas, como os espirros. Tenha em conta que, alguns anti-histamínicos podem causar sonolência e que, as crianças precisam de doses específicas.
 
Aerosol: pode usar em casa soluções práticas e económicas.
 
Use o vapor para aliviar a congestão. A humidade e o calor do vapor irão aliviar a inflamação e ajudar a respirar melhor. A boa notícia deste método é que pode ser utilizado sem restrições e várias vezes ao dia.
 
Um banho quente também ajuda, não só a inalar o calor, como depois a permanecer mais algum tempo no vapor.
 
Alguns truques para fazer vapor na casa de banho:
 
Cubra o fundo da banheira com uma toalha, já que assim vai evitar a saída do calor e, ao mesmo tempo, vai permitir um aumento da temperatura durante o banho.
 
Leve uma panela com água a ferver para a casa de banho e inale o vapor com a porta fechada para que permaneça quente durante mais tempo.
 
Pode fazer esse mesmo vapor com água salgada.
 
É também essencial manter a hidratação do corpo, em especial durante esta fase. Beber muito líquido irá afinar o muco do nariz, facilitando a sua expulsão.
A hidratação extra no seu corpo também irá aliviar as passagens nasais irritadas e prevenir o bloqueio dos seios nasais.
 
A ingestão de chá e de sopa quente são uma excelente opção para o cenário de gripe ou constipação, e de congestão nasal.
 
Outras dicas para descongestionar o nariz passam por colocar uma compressa morna na zona.
 
Molhe uma toalha de rosto com água quente e com a temperatura ajustada e que consiga suportar, deite-se e coloque a toalha na ponte nasal, para que cubra os seios nasais, mas não as narinas. 
 
Uma outra opção passa por utilizar uma pomada de acção descongestionante. A maioria destas pomadas, contém mentol, que pode ajudar a aliviar a congestão nasal quando inalado. Uma pomada de acção congestionante muito conhecida é a Vick VapoRub. 
 
Tente estes métodos de aplicação:Esfregue a pomada na zona do pescoço ou no peito antes de dormir.
 
Nas crianças, pode.se aplicar uma camada na sola dos pés que, ao longo da noite, vai facilitar a respiração.
 
Coloque um pouco de pomada num lenço, e faça-o permanecer alguns instantes à entrada do nariz.
 
Descanse numa posição vertical. Por norma, a congestão nasal aumenta quando se deita, tente elevar um pouco a cabeça. Coloque um travesseiro extra ou tente dormir numa cadeira reclinável.
 
Os adultos podem também optar por uma refeição mais “apimentada”, já que essa especiaria ajuda a descongestionar o nariz, mas sem exageros!
 
Cuidado com a congestão nasal nos bebés.
 
Como os bebés não conseguem respirar pela boca, a congestão nasal pode ser um problema sério, especialmente durante a amamentação.
 
A incapacidade de assoar o nariz de um bebé, terá de ser substituída pela aspiração. Coloque o bebé numa superfície lisa, coloque-lhe uma toalha enrolada por baixo dos ombros para que a cabeça fique inclinada para trás. Coloque algumas gotas da solução salina em cada narina e espere entre 30 a 60 segundos.
 
Drene o muco. Vire o bebé e coloque-o deitado de barriga para baixo, para ajudar a drenar o muco. 
 
Enrole um lenço num pequeno cone e limpe ao redor das narinas. Não insira um cotonete nas narinas de um bebé.
 
Use um aspirador nasal para remover o muco. Retire uma pequena porção de ar do aspirador, insira-o na parte frontal da narina e gentilmente solte o bulbo. 
 
Não se esqueça que, a congestão nasal pode causar sérios problemas quando prolongada, sobretudo nos bebés.
 
Peça ajuda médica quando a congestão interfere na habilidade do bebé em se alimentar.
 
O bebé tem febre.
 
A respiração do bebé está complicada e rápida.
 
Apresenta inchaço na testa, olhos ou bochecha, que possam indicar uma infecção no seio nasal.
 
Pontos brancos ou amarelos na parte de trás da garganta.
 
Uma tosse que produz um muco que é amarelo-esverdeado ou cinza.
  
Congestão nasal que perdura há mais de sete dias.
 
(+)

Gripe

Genómica

Gamofobia

Gota