Sociedade

Historiador algarvio Fernando Pessanha revela documentação inédita

 
Será dada relevância à história de Ayamonte.

 
O historiador algarvio Fernando Pessanha vai apresentar, pela primeira vez em Portugal, documentação inédita sobre a História de Ayamonte durante a conferência que se realiza na próxima sexta-feira, dia 24 de Novembro, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António.
 
A sessão, que começa às 18h00, está integrada na iniciativa "Arquivo Entre Histórias" e é subordinada ao tema "Ayamonte na Expansão Portuguesa para o Norte de África".
 
A conferência, em que o investigador irá explicar de que forma Ayamonte se viu envolvida  na cruzada portuguesa em Marrocos nos séculos XV e XVI, será apresentada pela primeira vez no nosso país, depois de já ter sido defendida em Espanha e publicada no livro de actas das XXI Jornadas de Historia de Ayamonte.
 
De referir que, no dia anterior (quinta-feira 23 de Novembro), o mesmo investigador irá dar uma conferência integrada nas XXII Jornadas de Historia de Ayamonte e que terá por título "As baterias de artilharia de Vila Real de Santo António na cartografia militar setecentista", tema que o investigador já levou ao Seminário Internacional de Cartografia que teve lugar na Universidade de Huelva.