Sociedade

I Jornadas Técnicas da Direção Regional de Cultura do Algarve fizeram balanço programático da cultura algarvia

 
No passado dia 11 de outubro, a Direção Regional de Cultura do Algarve promoveu as primeiras Jornadas Técnicas.

 
Foram apresentados projetos já aprovados inscritos no CRESC 2020, nomeadamente na Fortaleza de Sagres, Castelo de Paderne, Portal da Sé de Silves, Ruínas Romanas de Milreu e Alcalar e, ainda, um dos projetos transversais em desenvolvimento designado: Lojas com História. 
 
A agenda iniciou-se com um balanço da actividade desenvolvida, desde 2013 até setembro de 2017, com a apresentação da evolução de alguns indicadores relativos: a evolução do quadro de pessoal; a evolução do orçamento total e das receitas próprias; a evolução dos apoios atribuídos (em valor e número de associações); bem como o registo do número de visitantes nacionais e estrangeiros nos monumentos afetos.
 
As concretizações efetuadas nestes anos, e as dinâmicas em curso mereceram também uma referência especial, adianta nota enviada à imprensa da Direção Regional de Cultura do Algarve.
 
A mudança de instalações, de imagem e de página de Internet; a criação de novas normas de apoio à Ação Cultural e à Edição; a criação do prémio Maria Veleda; o Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaN) e a parceria do Café com Letras, assim como a consagração do Promontório de Sagres como Marca do Património Europeu e a inscrição dos “Lugares de Globalização” e na lista indicativa das candidaturas da UNESCO a Património Mundial, foram concretizações que também mereceram relevo nesta iniciativa.    
 
O lema proposto Cultura e Património no Algarve, valores a reforçar e a democratizar para o Plano Estratégico da Direção Regional de Cultura do Algarve para 2015-2018 foi um desafio partilhado e cumprido por todos, diz a mesma nota.
 
Na fase de apresentação das propostas de melhoria contínua para a ação da DRCAlg foram colocadas e debatidas questões de caractér técnico e financeiro, reconhecendo-se que as mesmas nem sempre conseguem ser conhecidas e compreendidas de forma alargada.
 
As próximas jornadas ficaram agendadas para o próximo mês de dezembro e terão como tema “Dinamização, Ação e Comunicação Cultural”. É intenção que as Jornadas Técnicas ocorram em média três vezes por ano, sendo a primeira, em cada ano, dedicada às questões de gestão da organização, ao seu funcionamento e orçamento, e debate sobre a exposição técnica dos assuntos relacionados.