Sociedade

Igrejas do Algarve "abrem-se" ao Cinema

 
A proposta é ver cinema que aborda temas relacionados com a espiritualidade num espaço religioso, ou seja, numa igreja.

 
Este é um dos motes do projeto “Video Lucem”, que integra o programa Algarve 365 (promovido pelo Turismo de Portugal e o Ministério da Cultura) e no qual a Diocese do Algarve, através dos sectores da Pastoral do Turismo e da Pastoral da Cultura, é parceira, juntamente com o Cineclube de Faro (que organiza) e a Direção Regional de Cultura do Algarve.
 
Com início marcado para 10 de novembro, na Igreja do Carmo, em Faro, vinte e duas sessões de cinema acontecerão em igrejas do Algarve, entre os meses de novembro e maio, procurando que todos os espectadores do “Video Lucem” – que significa “vejo a luz” - possam perceber a relação existente entre Cinema e Religião.
 
Outro objetivo desta iniciativa, passa pelos visitantes poderem conhecer diversas igrejas da região, bem como de apreciar a ligação do espaço, do cinema e da música em duas sessões que serão cine-concertos, com filmes acompanhados por interpretações musicais (no caso do filme de abertura, na Igreja do Carmo, Filipe Raposo irá interpretar várias peças no órgão desta igreja e na sessão de encerramento, na Igreja de N. Sra. das Ondas, em Tavira, a 12 de maio de 2017, o quarteto de cordas Atégina interpretará música barroca).
 
Mais informações na página de Facebook
 
Equipa de programação: Anabela Moutinho, André Ponte, Carlos Rafael Lopes, Duarte Baltazar, Isa Catarina Mateus, Graça Lobo, Padre Miguel Neto, Pedro Mesquita, Pedro Mexia, Pedro Vidal, Sérgio Marques.
 
Algarve Primeiro