Sociedade

Inscrições abertas para a 2ª edição do "Barão de São João – Arte e Caminhadas"

Obra de Ana Canto
Obra de Ana Canto  
Entre 1 e 3 de novembro, a aldeia de Barão de São João, concelho de Lagos, volta a abrir portas aos visitantes trajados de “mochila às costas” e “botas nos pés”, “armados com bastões” para a 2ª edição Arte e Caminhadas.

 
Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Lagos e a Associação Almargem, reúne uma forte componente artística cuja dinamização estará a cargo dos artistas locais, envolvidos na dinamização de atividades que vão desde contos na Mata, performance artística, caminhar e desenhar na Mata, percurso artístico ou arte com feltro, segundo refere nota da Associação Almargem.
 
Todos os participantes serão também convidados a visitar uma exposição composta por 30 peças de 14 artistas diferentes, instaladas num percurso que passa pela aldeia, pela Mata e que culmina no Centro Cultural, sede do evento.
 
Durante 3 dias, irão decorrer 63 atividades, que vão desde caminhadas, caminhadas temáticas (botânica, geologia, arqueologia, património, birdwatching), atividades de educação ambiental para os mais novos, workshops, atividades de bemestar (Yoga, Qi Gong – Chi Kung, Luohan QiGong, Tai Chi, Meditação) e até convívios onde a música será rainha!
 
Para quem gosta de contribuir para a Conservação da Natureza da Mata, o convite é para se associarem às atividades desenvolvidas pelos técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, que vão dinamizar ações de Controlo de plantas invasoras e em que se voltará a semear as áreas onde a sementeira realizada no ano passado não teve sucesso.
 
Este ano as novidades vão para a possibilidade de poder realizar dois percursos de BTT do novo Centro de BTT de Lagos (infraestrutura que funciona a partir do Centro Cultural de Barão de São João e integra 300 Km de percursos cicláveis, na Mata e fora dela) e de realizar uma visita guiada à Capela do Monte, obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira.
 
O evento conta, tal como na 1ª edição, com várias parcerias com empresas de animação turística e entidades oficiais que irão dinamizar muitas destas ações gratuitamente.
 
As inscrições abriram hoje através do website do evento: www.walkartfest.pt.
 
A Almargem sublinha que a iniciativa integra o calendário do Algarve Walking Season onde se incluem os outros dois festivais de caminhadas existentes na Região (Walking Festival Ameixial e o Festival de Caminhadas de Alcoutim). 
 
O AWS é uma iniciativa coordenada pela Cooperativa QRER - Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, aprovada ao abrigo de uma candidatura da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, promovida pelo Turismo de Portugal / Região de Turismo do Algarve.