Economia

Jornalistas dos EUA, Canadá e Reino Unido provam vinhos Algarvios e surpreendem-se com recuperação do setor

 
 
No âmbito de uma visita alargada a Portugal de vários jornalistas da FIJEV-Federação Internacional dos Jornalistas e Escritores de Vinho, o Algarve foi a região escolhida por três deles oriundos dos EUA, Canadá e Reino Unido, para uma visita alargada de 3 dias à região.

 
Segundo a Comissão Vitivinícola do Algarve, foi durante os dias 4, 5 e 6 de outubro, que recebeu a visita de três jornalistas e críticos de vinho, representando as conceituadas organizações Circle of Wine Writers (UK), Society of Wine Educators (EUA) e Vins & Vignobles (Canadá). 
 
De acordo com a Comissão apesar de conhecerem alguns vinhos e regiões do país, foi a primeira vez que visitaram o Algarve "e mostraram-se surpreendidos com a recuperação do setor vinícola na região e com a qualidade geral apresentada".
 
A visita compreendeu um tour guiado pela Comissão Vitivinícola do Algarve por vários produtores, cabendo a cada adega visitada a seleção dos vinhos e a informação técnica prestada sobre os mesmos. 
 
O roteiro começou com uma visita à Quinta da Tôr (Loulé), Quinta do Francês (Silves), Convento do Paraíso (Silves) e Quinta dos Vales (Lagoa), terminando com uma prova alargada de outros produtores no restaurante/garrafeira Veneza em Paderne, onde se deu a provar um dos vinhos monocasta tinto de Negra Mole, a casta mais típica do Algarve e única (com capacidade produtiva) no país e no Mundo.