Sociedade

Jovem de Albufeira vence Speakout Challenge – Portugal 2017

 
Nicole Martins Ribeiro, 14 anos, aluna da EB 2,3 de Ferreiras foi, por unanimidade do júri, a grande vencedora do SpeakOut Challenge Portugal 2017, tendo recebido o seu prémio das mãos do Presidente do Município de Albufeira, Carlos Silva e Sousa.

 
De seguida, André Ribeiro, da E.B 2,3 Rio Arade, conquistou o 2º lugar com o seu discurso " Não sou capaz", o qual lhe foi entregue pelo Vereador da Educação do Município de Lagoa, Luís Encarnação. Melissa Caetano, do Agrupamento do Rio Arade sagrou-se em 3º lugar com o tema "A verdade", tendo recebido o prémio das mãos da Directora da escola, Ana Martins.
 
À semelhança dos anos anteriores, cerca de 700 alunos com idades entre os 14 e os 16 anos, dos concelhos de Albufeira, Loulé, Silves e Lagoa, participaram neste ano na formação de “como falar em público na actualidade” com vista ao SpeakOut Challenge – Portugal 2017, cuja etapa final apurou os três melhores comunicadores.
 
Esta iniciativa que desde há vários anos é do conhecimento das escolas inglesas, desenvolve-se em Portugal (Algarve) desde há uma década. Inicialmente, a organização coube à Jack Petchey Foundation (JPF) e actualmente pertence à PrimeSkills, que engloba não só aquela Fundação como diversos outros patrocinadores oficiais da região algarvia, a par de parcerias, nomeadamente com os Municípios de Albufeira, Loulé, Silves e Lagoa.
 
Esta acção tem sempre o seu início em janeiro de cada ano, decorrendo depois as semifinais nas escolas dos quatro municípios, sendo que os formadores, para além de um currículo com notoriedade na área da pedagogia da comunicação, aplicam o método desenvolvido pela SpreakersTrust para a JPF, o qual tem em conta as idades dos formandos.
 
Nesta 10ª edição, o júri foi constituído pela Mestre Andreia Rodrigues, pelo doutorado Cristiano Cabrita e pela docente da Universidade do Algarve e investigadora do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação da UAlg) Merja-Mattos Parreira, especialistas na área da Comunicação. Os prémios foram, respectivamente de 500 euros, 250 euros e 150 euros para os três alunos melhor classificados e o mesmo valor monetário reverteu também para as suas escolas, sendo que o destino a dar a esse valor ditado pelo aluno vencedor, que se aconselhará com os colegas.
 
Algarve Primeiro/CMA