Sociedade

Lagos debateu importância da participação para validar a Democracia

 
“A Democracia tem de viver da participação das pessoas”, foi a conclusão retirada do debate que teve lugar na Biblioteca Municipal de Lagos na passada 5ª Feira.

 
Os encontros na Biblioteca de Lagos são um fórum local, tendo o primeiro deste ano decorrido no passado dia 17 de janeiro. Estes encontros são da responsabilidade do Grupo dos Amigos de Lagos e promovem a recolha de ideias e projetos a desenvolver, por iniciativa própria, em 2019.
 
O principal tema em destaque foi a fraca participação das pessoas, bem como o futuro da associação, que há mais de 25 anos se empenha na construção de uma comunidade criativa, ativa e atrativa.
 
O Grupo dos Amigos de Lagos assume que, "o associativismo tem estado na mão de partidos políticos, às vezes até sem razão de ser", e falta disponibilidade para cada um participar em iniciativas genéricas como "estes encontros, em que pessoas interessadas e com ideias plurais falam civicamente".
 
Com efeito, a vida da cidade e dos lacobrigenses de todas as idades está bastante ausente do diálogo e das preocupações coletivas. No encontro foi apontado que "Lagos é maravilhosa em vários aspetos e tem muitas potencialidades, designadamente, na área da História". Foi também sugerido que, "por ser uma cidade de famílias, há que trabalhar para que, no futuro, seja cada vez mais para as famílias".
 
Para o mesmo Grupo, importa ainda saber "integrar os reformados de outros países, que aqui vivem e que querem participar em projetos comunitários".  Torna-se igualmente necessário "que as camadas mais jovens sejam chamadas e lhes sejam dadas condições de desenvolverem um trabalho com proveito próprio e de toda a comunidade".