Sociedade

Loulé ganha prémio Município do Ano Portugal 2018 - UM Cidades

Foto:Dália Paulo:Prémio recebido por Vítor Aleixo - Presidente da Câmara de Loulé
Foto:Dália Paulo:Prémio recebido por Vítor Aleixo - Presidente da Câmara de Loulé  
A exposição LOULÉ:Territórios, Memórias e Identidades deu ao Concelho de Loulé, o Prémio Município do Ano Portugal 2018 - UM Cidades - Algarve.

 
A cerimónia de entrega dos Prémios Municípios do Ano – Portugal 2018 realizou-se esta sexta-feira, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.
 
A Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, e o Município de Guimarães são os organizadores do evento.
 
Este ano, concorreram para as nove categorias e para o grande prémio final, 56 candidaturas, pelo que estavam nomeados projetos de 35 municípios. 
 
O concurso centra-se na valorização das boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto nas diferentes vertentes como o território, a economia e a sociedade. 
 
Tem ainda como objetivo a inclusão das cidades e territórios de baixa densidade nas diferentes regiões, bem como o seu crescimento e sustentabilidade.
 
Parabéns a Loulé!
Exposição no Mosteiro dos Jerónimos
 
“LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades” é o resultado de 15 meses de preparação, 12 comissários científicos e executivos, 40 autores de textos, 1200 bens arqueológicos inventariados, 504 peças expostas, 166 peças restauradas, 154 sítios arqueológicos georreferenciados num sistema de informação geográfica, parceria com 11 instituições, 54 técnicos envolvidos, contributo de mais de 20 profissões, entre tantos outros números.
 
Esta iniciativa foi galardoada pela Associação Portuguesa de Museologia que distingue o melhor da museologia em Portugal, com os Prémios APOM-2018 (relativos a 2017), nas categorias, de “Melhor Parceria” e de “Melhor Catálogo”, e teve ainda uma Menção Honrosa na área da “Educação e Mediação Cultural”.
 
Trata-se de uma iniciativa conjunta dos Museus Nacional de Arqueologia e Municipal de Loulé, com o apoio da Lusitânia Seguros, da Imprensa Nacional da Casa da Moeda e do 365 Algarve.