Sociedade

Mais 30 operacionais do Algarve a caminho de Góis

 
Ao Algarve Primeiro, Abel Gomes, 2º Comandante Distrital Ocupacional do CDOS de Faro, referiu que o primeiro grupo de operacionais foi hoje rendido.

 
Os 32 operacionais de várias corporações da região (Grupo de Reforço para Incêndios Florestais), que partiram na madrugada de segunda-feira dia 19, para o incêndio de Pedrogão Grande, regressaram hoje ao Algarve, assim como 10 operacionais do Posto de Comando, liderado pelo Comandante Vaz Pinto.
 
Ao Algarve Primeiro, Abel Gomes, 2º Comandante Distrital Ocupacional do CDOS de Faro, referiu que o primeiro grupo de operacionais foi hoje rendido, por mais 30 elementos, que partiram para Góis, afim de reforçar o dispositivo de combate a este incêndio, no distrito de Coimbra.
 
Refira-se que até agora a área ardida provisória nos concelhos de Pedrógão Grande, de Figueiró dos Vinhos, de Alvaiázere, de Penela e de Góis ascende a 52.992 hectares. 
 
De notar que hoje teve início a fase Charlie, um medida anunciada pelo Governo, devido às altas temperaturas que se fazem sentir, principalmente na zona Centro do País e à previsão de mais calor para os próximos dias.
 
Recorde-se que a fase Charlie, arranca habitualmente a 1 de julho, altura em que as condições metereológicas exigem um maior reforço de meios no combate a incêndios florestais.
 
Com a tragédia registada nos últimos dias, o Governo antecipou a implementação da Fase Charlie, que irá vigorar até 30 de setembro.